Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC Notícias

Vereadores requerem voto de desconfiança para saída de comissionados da Famai denunciados pelo MP

Os vereadores Robison Coelho (PSDB), Níkolas Reis (PDT) e Rubens Angioletti (PSB) protocolaram nesta segunda-feira (17) um Voto de Desconfiança, em que pedem a análise do plenário para a exoneração imediata do superintendente da Famai e dos outros dois comissionados denunciados pelo Ministério Público.

 

O “Voto de Desconfiança” está previsto no inciso XXIV do artigo 18 da Lei Orgânica de Itajaí e prevê que é prerrogativa do vereador, indicar a exoneração imediata de secretário municipal, que por analogia aplica-se também ao cargo de chefia de autarquias e fundações, a partir da aprovação de dois terços da Câmara.

 

Na prática, os vereadores buscaram um fundamento legal para pressionar o prefeito a cumprir o que o Ministério Público já solicitou. “A par das questões técnicas da denúncia que o Ministério Público enviou à justiça, a sociedade de Itajaí espera uma posição firme tanto da Câmara quanto do prefeito”, afirma Níkolas Reis.

 

Agora cabe ao presidente do Legislativo colocá-lo para apreciação do plenário. “Não é possível admitir que um escândalo desse passe despercebido. Os vereadores têm a obrigação de se posicionar e cobrar do prefeito algo que, aliás, ele já deveria ter feito”, completa Robison Coelho.

Em junho os dois parlamentares já haviam apresentado um requerimento em que questionavam a ligação de servidores comissionados da Famai com a empresa, que acabou denunciada pelo Ministério Público na semana passada. De acordo com a denúncia, os servidores receberam propina de R$1,5 milhão em bens móveis e imóveis para conceder o licenciamento ambiental ao empreendimento Porsche Design Towers Brava.

 

Como resposta do requerimento, o superintendente da Famai respondeu que nunca havia recebido nenhum representante da empresa, quando a peça do Ministério Público apresentou provas de que as reuniões envolveram até mesmo o prefeito Volnei Morastoni e teriam acontecido antes mesmo da posse. Na denúncia, o promotor Álvaro Pereira Oliveira Melo destaca a necessidade de afastamento dos investigados para “resguardar o bom andamento da instrução processual”.

 

Mais informações:

Vereador Robison Coelho (47) 9.9911-4811

Vereador Níkolas Reis (47) 9.9281-6065

Vereador Rubens Angioletti (47) 9.9909-1576

 

Ascom Adelaine Zandonai (47) 9.8407-9731

Posts Relacionados

Carnaval de Florianópolis é tema de exposição inédita no Museu Histórico de SC

O4B se une à Minder para promover GTM Connection 2024. Catarinenses têm desconto especial

Ciser, Hub #Colmeia e Sebrae Startups lançam terceira edição de programa de aceleração de startups, o Desafix 3.0

Garopaba(SC) dará a largada do Circuito de base do surf catarinense desta temporada

Entrega da Etapa Estadual do 12º Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora marcada para 29 de abril

Duas novas obras do Litoral Norte recebem certificação “Obra Mais Segura”

Urbanizadora Luan Investimentos chega a Santa Catarina com R$1Bi de VGV lançado na última década e no momento que lança sua marca LN Urbanismo

Advogado fala sobre casos de empresas que controlam idas de funcionários ao banheiro

Colaboradores das empresas Aegea de SC assumem compromisso de reduzir acidentes de trabalho

Catarinense participa de curso de harmonização facial com profissional das estrelas em BH