Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

Vestibular de Inverno da Udesc oferece Engenharia Ambiental e Sanitária em Lages pela primeira vez

Até as 20h de segunda-feira, 2, a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) aceitará inscrições para as 1.056 vagas do Vestibular de Inverno 2016, em www.vestibular.udesc.br. Já a taxa para fazer as provas, de R$ 95, poderá ser paga em agências bancárias, caixas eletrônicos e internet banking até terça-feira, 3.

Uma das novidades desta edição é a oferta de 30 vagas para o curso de Engenharia Ambiental e Sanitária do Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), em Lages, com duração de cinco anos e aulas de manhã e de tarde.

Até 2015, o curso de graduação era oferecido como Engenharia Ambiental, mas passou por reforma curricular e mudança de nomenclatura para ampliar a área de formação dos acadêmicos.

Agora, será possível preparar profissionais para atuar na área ambiental e também de saneamento em geral, com competências e habilidades referentes à administração para elaboração de estudos ambientais, laudos e perícias.

O engenheiro ambiental e sanitarista pode trabalhar, por exemplo, no setor industrial, na agroindústria, no saneamento, no controle ambiental, em pesquisa e em órgãos governamentais.

Provas e demais cursos

O Vestibular de Inverno ocorrerá em 5 de junho, das 9h às 12h30 e das 15h às 19h30, em oito cidades: Balneário Camboriú, Chapecó, Florianópolis, Ibirama, Joinville, Lages, Laguna e São Bento do Sul. A confirmação dos locais de cada município será divulgada a partir de 20 de maio.

Esta edição também tem vagas para cursos gratuitos (confira mais informações) em:

  1. Balneário Camboriú: Administração Pública e Engenharia do Petróleo;
  2. Chapecó: Enfermagem e Zootecnia;
  3. Florianópolis: Administração (vespertino ou noturno), Administração Pública (matutino ou noturno), Ciências Econômicas, Educação Física (Bacharelado e Licenciatura), Fisioterapia, Geografia (Bacharelado), História (Licenciatura) e Pedagogia;
  4. Ibirama: Ciências Contábeis, Engenharia de Software e Engenharia Sanitária;
  5. Joinville: Ciência da Computação, Engenharia (Civil, Produção e Sistemas, Elétrica e Mecânica), Física, Matemática, Química e Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas;
  6. Lages: Agronomia, Engenharia Florestal e Medicina Veterinária;
  7. Laguna: Arquitetura e Urbanismo, Ciências Biológicas (opção Biodiversidade) e Ciências Biológicas (opção Biologia Marinha);
  8. Pinhalzinho: Engenharia Química;
  9. São Bento do Sul: Engenharia de Produção Mecânica e Sistemas de Informação.

As 1.056 vagas oferecidas representam 75% do total, pois as 25% restantes serão preenchidas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), com notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Todas as turmas começarão a ter aulas no segundo semestre deste ano.

A Udesc manterá o sistema de cotas no vestibular pelo Programa de Ações Afirmativas. Do total de vagas por curso, 30% estão reservadas: 20% para candidatos que tenham cursado integralmente o ensino médio em instituições públicas de ensino e 10% para candidatos negros.

Conteúdo da seleção

A Udesc recomenda a todos os candidatos que leiam o edital com bastante atenção para encontrar informações detalhadas do Vestibular de Inverno.

Na manhã de 5 de junho, os candidatos terão de responder 50 questões objetivas, sendo 14 de Biologia, 14 de Matemática, 14 de Português e oito de língua estrangeira (Inglês ou Espanhol).

À tarde, haverá redação com tema relacionado a atualidades, conhecimentos gerais e obras literárias indicadas no programa das disciplinas, além de outras 50 questões objetivas: 14 de Física, 14 de Química, 11 de História e 11 de Geografia.

Mais informações podem ser obtidas com a Coordenadoria do Vestibular: telefones (48) 3664-8089, 8090, 8091 e 8092, de segunda a sexta-feira, das 13h às 19h, e e-mail vestiba@udesc.br.
Acompanhe as novidades do vestibular pelo Facebook, pelo Instagram e pelo Twitter.

Assessoria de Comunicação da Udesc*
Jornalista Rodrigo Brüning Schmitt
E-mail: rodrigo.schmitt@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8010

Posts Relacionados

Feira de intercâmbio traz opções para vários públicos em Santa Catarina

WKoerich instala contadores de distância em Florianópolis e São José

Cursos técnicos do SENAI ajudam na construção de carreira e impulsionam o empreendedorismo no Vale do Itajaí Mirim

Vice-presidência da FIESC do Vale do Itajaí Mirim mobiliza empresários para o Radar Reinvenção

OAB/SC oferece 250 bolsas de estudo para pós-graduação em advocacia trabalhista e previdenciária

Programa da Viacredi vai apoiar projetos sociais e educativos

Grupo Pedra Branca agora é Hurbana Cidade para Pessoas: nova identidade marca fase de expansão em Santa Catarina

Prêmio Educador Transformador anuncia vencedores em Santa Catarina

Coqueiros recebe oficina de Boi de Mamão no aniversário de Florianópolis

Fort Atacadista distribui sacolas ecológicas em mutirão de limpeza na Praia dos Ingleses, neste sábado (23)