Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
NOTÍCIAS SANTA CATARINA

Veterinário alerta: cuide para que seu pet não se afogue na piscina

Veterinário alerta: cuide para que seu pet não se afogue na piscina

Se seu animal de estimação cair na piscina e estiver se afogando, você deve retirá-lo rapidamente e procurar um médico veterinário, pois ele pode aspirar água.

A primeira preocupação deve sempre ser com filhotes de qualquer raça, pois pela curiosidade e imaturidade podem cair na piscina a qualquer momento. “Os animais de pequeno porte podem ter maior dificuldade de sair da piscina também. Muitas vezes um animal grande consegue se apoiar na borda e sair da piscina, enquanto animais pequenos não conseguem”, explica o veterinário João Gustavo de Souza, da clínica Lovely Dog.

Considera-se que as raças de caça (Labradores, Pointers, Beagles, Golden Retriver, etc) estejam mais adaptados a nadar e, por isso, oferecem menor risco, enquanto animais mais gordinhos – como Bulldogues, Boston, Pugs, Pequines, entre outros – podem ter dificuldade de nadar. Os gatos, apesar de não gostarem de água, tendem a nadar facilmente e podem ter melhor desempenho para sair da água, pois têm garras que podem ajudar a fixar na borda da piscina.

Eles sabem nadar por instinto, mas o grande risco das piscinas  é quando a queda acontece na ausência de um dono ou responsável e também quando o o animal não consegue  sair pelas bordas ou escadas, nade até a exaustão e se afogue por fadiga, depois de muito tempo nadando.

É recomendável evitar o acesso do pet à área da piscina, ensinando o animal a nadar e encontrar a saída (escada) em um momento de adestramento.

Na ausência de escada construída na piscina, será necessário adaptar uma escada ou plataforma de saída, pois mesmo tomando cuidado, acidentes podem acontecer, principalmente com filhotes, animais cegos, idosos e naquelas raças que sabidamente gostam de água.

Posts Relacionados

Boletim mostra que falta de chuva impacta no abastecimento de água em 167 municípios catarinenses

Projetos da Alesc sobre a Covid-19 são transformados em leis

Diário da Cidade

Coronavírus em SC: Alunos da rede estadual recebem materiais impressos para atividades não presenciais

Coronavírus em SC: Governo do Estado recebe lote com mais 34 mil testes rápidos e EPIs

Coronavírus em SC: Portarias estabelecem normas para funcionamento de shoppings, academias e serviços de alimentação

Simple Organic doa de itens de skincare para ajudar profissionais da saúde em Florianópolis

Motoristas podem pedir certidão de registro da CNH no Detran Digital

Santa Catarina torna obrigatório o uso de máscaras e álcool gel em estabelecimentos

Diário da Cidade

Escola em Florianópolis disponibiliza gratuitamente vídeos para estudos

Sebrae de Brusque retorna com atendimento presencial nesta quarta-feira