Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Balneário Camboriú e Camboriú

Victor Forte quer Balneário Camboriú reconhecida como cidade turística Pet Friendly

Foi protocolado pelo vereador Victor Forte (PL) projeto de lei que reconhece Balneário Camboriú como uma cidade turística Pet Friendly, em outras palavras: uma cidade amiga dos animais. O projeto possui o intuito de incentivar e promover o turismo animal no município de Balneário Camboriú.

O termo “Pet Friendly” é recente e tem sido amplamente utilizado para designar lugares e estabelecimentos onde os animais de estimação são bem-vindos, mas o conceito vai além da aceitação dos pets em seus interiores, ele visa o incentivo para que o ambiente esteja preparado para recebê-los bem e proporcionar conforto para os bichos. São objetivos primordiais deste projeto de lei a promoção do turismo e valorização do bem-estar animal com incentivo da convivência entre seres humanos e animais nos locais públicos e privados, de acordo com as especificidades de cada um.

Uma pesquisa realizada pelo SEBRAE revelou que 42% dos donos de animais de estimação deixaram de frequentar ou de ir à algum lugar que não aceitava os pets. Além disso, uma pesquisa do Serviço de Proteção ao Consumidor (SPC Brasil) revela que 61% dos brasileiros veem seus animais de estimação como parte da família. Muitos deles gostariam, ainda, de integrar mais os pets em suas rotinas fora de casa: 62% dos entrevistados disseram sentir falta de espaços que possibilitem a permanência dos animais de estimação junto aos donos, como lojas, centros comerciais, bares e restaurantes.

“A sociedade mundial tem assumido a responsabilidade em promover atos de proteção, bem-estar e defesa dos animais, repudiando todas as práticas contrárias a esses atos. Balneário Camboriú é uma cidade cuja atividade principal encontra-se no ramo turístico e o incentivo também ao turismo animal seria uma forma de elevar ainda mais esses índices, sejam eles econômicos ou sociais. Sendo assim, o Projeto de Lei coloca Balneário Camboriú como uma cidade que se preocupa com o bem-estar animal e quer ser referência ao acolhimento da causa animal no estado de Santa Catarina.”, explica o vereador Victor Forte (PL) autor do projeto.

Este reconhecimento de Balneário Camboriú como cidade turística Pet Friendly tende a trazer melhores números para a economia e movimentar a principal matriz econômica de Balneário Camboriú de um ângulo inovador, assim explorando um nicho que muitas vezes pode passar despercebido. Existem mais de 50 milhões de cães e 22 milhões de gatos de estimação no Brasil. O Brasil já é o terceiro maior mercado de produtos e serviços destinados aos pets, movimentando mais de R$ 25 bilhões. Fazer de Balneário Camboriú uma cidade inovadora é uma das metas do vereador Victor Forte (PL), ele acredita que a adesão deste conceito vem somar com tudo o que a cidade já oferece e fazer jus ao título que a cidade leva de Capital Catarinense Turismo.

Para que cresça o número de estabelecimentos Pet Friendly em Balneário Camboriú e esta conscientização, o município poderá conceder benefícios e incentivos fiscais para os estabelecimentos que promovam a convivência amigável entre seres humanos e animais. Sendo assim, ganha o comerciante, o cliente e toda cadeia econômica do município. Os espaços de convivência pública poderão ser, na medida do possível, adaptados para o lazer e o bem-estar animal, a fim de possibilitar o incremento das atividades turísticas.

Acreditamos que esta discussão já existe em muitos grupos da sociedade e é necessário trazê-la com apoio de forma responsável para o poder público.

Posts Relacionados

Chá Revelação de filhote de pinguim foi realizado no Oceanic Aquarium em Balneário Camboriú

Prefeitura de Balneário Camboriú lança site com informações sobre a dengue

Lions Clube Camboriú lança financiamento coletivo para ação de visão

Águas de Camboriú divulga Relatório 2023 de Qualidade da Água

Passeio San Miguel celebra a Páscoa com três dias de programação gratuita, em Balneário Camboriú

Páscoa na SHED, em Balneário Camboriú, com três shows nacionais

Prefeitura de Camboriú abre vagas para nova turma do Curso de Biossegurança

Pesquisa quer saber opinião de banhistas e comerciantes após alargamento da Praia Central

Barra FC vira o jogo e vence Criciúma na primeira partida da semifinal do Catarinense

Bairro dos Municípios terá fumacê na segunda-feira