Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC Notícias

Vigilância em Saúde de Balneário Piçarras indica que quem for viajar tome a vacina contra a febre amarela

A Vigilância em Saúde de Balneário Piçarras está incentivando todas as pessoas que estiveram pensando em visitar um dos 162 municípios catarinenses que integram a Área com Recomendação de Vacina contra Febre Amarela (ACRV) – veja a relação abaixo – a tomarem a vacina contra a febre amarela, já que o município está fora desta relação.  A recomendação é uma determinação do Ministério da Saúde.

“Não há casos de febre amarela em nenhuma cidade do Estado. Existe apenas a Área de Recomendação e que estiver pensando em ir para uma cidade relacionada, deve tomar a vacina como forma de prevenção”, explica a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Alessandra Reckziegel. A vacina está disponível em qualquer Unidade Básica de Saúde de Balneário Piçarras.

Além dos 162 municípios catarinense, há outras 3.368 cidades no Brasil considerados ACRV. Essas cidades são localizadas em todos os estados das regiões Norte e Centro-Oeste; em Minas Gerais e no Maranhão e em alguns municípios do Piauí, Bahia, São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul.

Eduardo Macário, diretor da Vigilância Epidemiológica de SC, reforça que quem ainda não é vacinado e pretende viajar para essas áreas deve procurar um posto de vacinação pelo menos dez dias antes da viagem. “Pessoas que ainda não foram vacinadas ou que receberam apenas uma dose há mais de dez anos, devem se vacinar contra a febre amarela. A vacina é indicada para as pessoas acima de nove meses de idade, tendo eficácia de 95%, produzindo anticorpos protetores a partir do 10º dia após a vacinação”, alerta.

Os meses de dezembro a maio são o período de maior número de casos com transmissão considerada possível em grande parte do Brasil. O incentivo à imunização contra a febre amarela está sendo reforçado em razão das notificações de 12 casos e cinco óbitos suspeitos de febre amarela, em seis municípios de Minas Gerais.  Apesar de Santa Catarina não registrar casos de febre amarela em humanos desde 1966, a vacinação contra a doença é indicada para 100% da população aos municípios catarinenses que integram a Área com Recomendação de Vacina contra Febre Amarela (ACRV) e seus visitantes.

A imunização oferece total proteção contra a doença, que pode ter curta duração ou evoluir para formas graves e levar até mesmo à morte. A vacina é gratuita e está disponível nas salas de vacinação das unidades de saúde pública de Santa Catarina.

O Ministério da Saúde definiu a manutenção de duas doses da vacina contra febre amarela no calendário nacional, sendo o esquema vacinal uma dose aos nove meses de idade com reforço aos quatro anos. Para pessoas de dois a 59 anos, a recomendação é duas doses. “Idosos, gestantes e lactantes devem ser avaliados previamente por médicos antes de serem vacinados”, explica Vanessa Vieira da Silva, gerente de Imunização da Vigilância Epidemiológica.

Posts Relacionados

Treinamento Cultivo Protegido de Hortaliças promove a inclusão na APAE de Bom Retiro

Inscrições para campeonato global de robótica em Blumenau estão abertas; saiba como participar

Delta Máquinas: há 17 anos entregando performance e sustentabilidade à indústria têxtil

CEPE Joinville participa de Competição Regional Sul de Bocha Paralímpica em Itajaí

Pesquisa revela que apenas 33% dos entrevistados catarinenses sabem que a gripe pode aumentar o risco de infarto e derrame entre os idosos

Base Aérea de Florianópolis e Senar/SC alinham ações do Projeto Soldado-Cidadão

Urbano Alimentos participa da Festa Catarinense do Arroz em Massaranduba

Abril Azul: Encontro gratuito promove orientação sobre Autismo em Florianópolis

Networking é tema de maior evento para mulheres empreendedoras de Santa Catarina

SC preenche 221 vagas em cartórios extrajudiciais por convocação em concurso público