Vigilância Epidemiológica Estadual comunica redução temporária no fornecimento da vacina antirrábica

A Diretoria de Vigilância Epidemiológica Estadual (DIVE) enviou comunicado às Secretarias Municipais de Saúde informando sobre o desabastecimento da vacina Antirrábica nas redes de saúde de todo país. Conforme Nota Informativa do Ministério da Saúde (MS), o motivo é a insuficiência mundial da vacina contra raiva (inativada) – VR.

Em Balneário Camboriú a vacina não está em falta, porém o estoque está reduzido visto que não houve reabastecimento. Segundo a diretora da Vigilância Epidemiológica, Adriana Diogo, haverá doses disponíveis nas redes de saúde para atender os casos de necessidade. “Temos profissionais preparados nas Unidades Básicas de Saúde e de Pronto Atendimento para avaliar os casos de mordeduras e fazer a aplicação da vacina, de acordo com o protocolo do Ministério da Saúde”, afirma.

A raiva é uma infecção viral transmitida para seres humanos a partir da saliva de animais infectados – geralmente por uma mordida, mas também pode ocorrer por meio da pele lesionada. Qualquer mamífero é capaz de transmitir raiva. Os que mais costumam causar a doença são os animais domésticos e de fazenda como gatos, cachorros, vacas, furões, cabras e cavalos.

As Unidades de Saúde que ofertam a vacina antirrábica são a UBS Barra; UBS Municípios; UBS Estados, das 8h às 12h e das 13 às 17h. No Hospital Municipal Ruth Cardoso e PA da Barra estarão disponíveis nos finais de semana e feriados.

Dúvidas e informações no Departamento de Vigilância de Epidemiológica pelo telefone (47) 3363-4170.

____________________
Informações Adicionais:

Secretaria de Saúde
(47) 3261-6200