Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
festa balneario camboriu sc zentretenimento

Vitivinicultores são premiados durante a 9ª Festa do Vinho e 1ª Festa do Queijo e Salame em Xanxerê

Doze vitivinicultores se destacaram e conquistaram premiações em 31 variedades de vinho, no último fim de semana, durante a 9ª Festa do Vinho e 1ª Festa do Queijo e Salame, promovida pela Associação dos Produtores de Vinho Artesanal de Xanxerê e Região, no CTG Espelho da Tradição. A festa contou com vinhos nas variedades Bordô, Niagara Branco e Rosa, Isabel, Cabernet, Merlot, Moscato e Casca Dura. Participaram do concurso produtores que fazem parte da associação nos Xanxerê, Bom Jesus e Ipuaçu.

O Programa de Desenvolvimento Econômico e Territorial deu origem aos recursos aplicados pelo SEBRAE/SC, seja nas consultorias tecnológicas de melhoria dos processos produtivos, gestão ou na preparação das unidades de produção para atender boas práticas de produção e aspectos legais de formalização.

O coordenador regional oeste do Sebrae/SC, Enio Albérto Parmeggiani,destacou que a entidade tem uma participação específica focada na preparação dos vitivinicultores que participaram do concurso. “Além de prepará-los para que resolvam seus problemas de produção e melhorem os processos, realizamos juntamente com a Epagri e os parceiros da comunidade, uma avaliação com critérios internacionais de padronização de vinhos e estamos felizes pela evolução nos resultados obtidos pelos participantes”.

Adir Bertuzzi, da Epagri, destacou a importância do trabalho em parceria com o Sebrae/SC e realçou que potencial da região foi o que motivou a implementação do projeto. “Os produtores estão se destacando e por isso é importante valorizar e promover ações para aumentar a qualidade dos produtos”.

Darci Gehlen que conquistou bronze no Vinho Cabernet, prata no Vinho Fino Casca Dura, Niágara Branco Seco e no Mesa Bordô, bem como o ouro na categoria Vinho Tinto de Mesa obervou que trabalha há anos na produção de vinho. “Com o acompanhamento por meio do projeto, uma boa uva, um bom manejo, conseguimos produzir vinho com qualidade”.

O enólogo Fábio Ecco assinalou que os vinhos avaliados surpreenderam pela alta qualidade, porém ainda é preciso trabalhar para que o produto continue evoluindo e ganhando, cada vez mais, o gosto dos consumidores de toda a região. “Esperamos que, em um futuro muito próximo, a região oeste de SC seja reconhecida nacionalmente pela qualidade dos seus vinhos artesanais”.

O projeto que visa fortalecer a cadeia produtiva do vinho teve início neste ano com a participação de 12 produtores, porém, os vitivinicultores já participaram de consultorias do SEBRAE/SC em anos anteriores.

Segundo Ecco, o resultado das atividades desenvolvidas pelo projeto até o momento é positivo. “A qualidade dos vinhos elaborados pelo produtores impressiona e isso é consequência do comprometimento deles em busca de conhecimento e novas técnicas de produção. Nós,  do SEBRAE/SC, estamos proporcionando suporte técnico na implantação de novas tecnologias de produção e, com essa parceria entre os produtores, SENAR/SC e EPAGRI, a qualidade dos vinhos aumentará cada vez mais”.

O presidente da Associação, Ildomar da Silva, enfatizou que o evento superou todas as expectativas. Agradecemos a todos que de alguma forma contribuiram para o sucesso da festa e agora vamos trabalhar para promover um evento ainda maior em 2018, visando promover nossos produtos e abrir os caminhos para que Xanxerê entre na rota do turismo”.

 

 

CONHEÇA OS VITIVINICULTORES PREMIADOS

 

CATEGORIA VINHOS FINOS:

Bronze:
Ademir Gueuda (Vinho Moscato)
Darci Ghelen (Vinho Cabernet)
Nilton Vendrusculo (Vinho Casca Dura)
Nilson Oselame  (Vinho Moscato)

 

Prata:
Darci Ghelen (Vinho Casca Dura)
Antonio Zonta (Vinho Moscato)

 

CATEGORIA VINHO ROSÊ:


Bronze:
Antonio Rabaiolli
Nilton Vendrusculo

 

CATEGORIA NIÁGARA BRANCO SECO:

Bronze:
Ildomar da Silva
Nilson Oselame
Sérgio Moreschi

 

Prata:
Antonio Zonta
Darci Ghelen
Nilton Vendrusculo

 

CATEGORIA VINHO TINTO DE MESA SECO:
Bronze:
Antonio Rabaiolli
Antonio Zonta
José Hilton Debiasi
Nilton Vendrusculo
Sérgio Moreschi

Ouro:
Darci Ghelen
Euclides Foppa

 

CATEGORIA VINHO DE MESA BORDÔ:
Bronze:
Antonio Zonta
Euclides Foppa
Ildomar da Silva
José Hilton Debiasi
Nilson Oselame

 

Prata:
Ademir Gueuda
Darci Ghelen
Tenário Klein

 

Ouro:
Nilton Vendrusculo
Sérgio Moreschi

Posts Relacionados

Em culto, pastor diz que petistas são inimigos da igreja e chama nordestinos de ‘preguiçosos’

Diário da Cidade

Dona da MK “some” da web após ataques a nordestinos por voto em Lula

Diário da Cidade

Pastora Flordelis cai no choro no primeiro dia de julgamento

Pregador manda vídeo íntimo para adolescente e imagem viraliza

Morre pastor Guilherme de Pádua, assassino de Daniella Perez aos 53 anos.

Diário da Cidade

Pastora Flordelis começa a ser julgada nesta segunda-feira por assassinato.

Diário da Cidade

Caroline Paola Oliveira da Silva

Diário da Cidade

Manifestantes fazem saudação nazista durante execução do Hino Nacional em SC

Cássia Kis é flagrada em manifestação antidemocrática e se ajoelha para orar com bolsonaristas. Vídeos!

Mahina Garcia, 26 anos, é da ilha de Oahu