Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
DESTAQUES

Volta às aulas: momento de adequar o peso das mochilas

Volta às aulas: momento de adequar o peso das mochilas

Mais um ano inicia e novamente voltamos a tratar de um assunto que é comum nesta época, porém, é fundamental reforçar e lembrar os pais. Trata-se do peso das mochilas que pode ser extremamente prejudicial às crianças e adolescentes quando utilizado de forma excessiva durante o período escolar.

Dados apontam que muitas crianças carregam peso bem acima do recomendado por especialistas, que é de até 10% do peso do estudante, de acordo com orientação da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia. Na maioria das vezes, eles nem percebem o excesso de esforço para levar as mochilas. Por isso, é fundamental a orientação dos pais que devem estar atentos também no momento da compra do produto. As mochilas devem ser confortáveis, com alças firmes, sem muitos bolsos, acolchoadas e largas. Ao usá-la, o aluno deve equilibrar no meio das costas para não sobrecarregar nenhum lado do ombro.

O médico ortopedista e traumatologista Joaquim Reichmann alerta que o sobrepeso ou uso inadequado induz a má-postura, pode causar dores nas costas e forçar as articulações de ombros, joelhos e tornozelos. “Muitas vezes, uma pequena imperfeição da coluna vertebral é agravada pelo acessório pesado. A prática clínica permite constatar que muitos estudantes sofrem com dores nas costas e nos ombros”.

As consequências causadas pelo excesso de peso não afetam somente jovens estudantes.  Conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS), o uso inadequado de mochilas é um dos motivos que levam 85% da população a desenvolver dores nas costas. “Os adultos também sofrem com o uso de mochilas ou bolsas pesadas demais e, nestes casos, o desconforto e tendinites nos ombros acompanham as dores nas costas”, realça Reichmann.

As orientações para minimizar ou evitar problemas como esses incluem diminuir o peso, ginástica especializada para corrigir má-postura, mochilas com rodinhas, armários escolares para colocar materiais volumosos e pesados, entre outros.

 

RECOMENDAÇÕES AOS PAIS:

1 – Conheça o peso ideal da mochila: O peso da mochila não pode ultrapassar 10% do peso da própria criança, ou seja, se ela pesa 40 kg, o material não pode ter mais de 4 kg.

2 – Regule a altura correta da mochila: A mochila nunca deve ser maior do que as costas da criança, mas sempre ficar na altura do bumbum. Portanto, não afrouxe as alças.

3 – Incentive para o uso das duas alças: Muitas pessoas, principalmente os adolescentes, têm o hábito de carregar as bolsas em um ombro só, por meio de uma alça. Está incorreto! A mochila deve ter três pontos de apoio: duas alças e uma tira que amarre na cintura, pois isso ajuda a distribuir o peso.

4 – Compre mochilas sem muitos bolsos: Quanto menos bolsos, melhor, pois muitas vezes, quando ela tem vários compartimentos, as crianças acabam carregando mais material do que o necessário.

5 – Opte por rodinhas: Caso seu filho tenha que carregar grande quantidade de materiais, o ideal é optar pelas mochilas de rodinha. Porém, a criança não deve se abaixar enquanto puxa a mochila. A alça deve estar à altura de seu punho. Dê preferência para as rodas mais largas por facilitarem a locomoção.

Posts Relacionados

Camboriú inicia Campanha do Agasalho 2024

Projeto que isenta cobrança de estacionamento rotativo para autônomos adiado após pedido de vistas

Prefeitura de Camboriú informa as datas da coleta seletiva no município

Construsul BC reúne profissionais da Construção Civil a partir da próxima terça-feira (23) em SC

Itajaí recebe “Rei Leão – O Musical” em duas noites de espetáculo no Teatro Municipal

5ª Feira do Queijo reúne 17 marcas brasileiras em Florianópolis

Primeiro Festival CRIE Foz do Itajaí promove shows, palestras e oficinas artísticas em Navegantes no mês de abril

Em abril tem cursos gratuitos de gastronomia no Angeloni

Construsul BC projeta R$ 300 milhões em negócios na primeira edição

Karsten aumenta capacidade produtiva com novas máquinas e abre 300 oportunidades de trabalho