Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
NOTÍCIAS SANTA CATARINA

Workshop discute prevenção e controle da peste suína africana e clássica

Prevenir e combater as temíveis pestes suínas Africana (PSA) e clássica (PSC). Esse é o objetivo do workshop que a Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e a Federação da Agricultura e Pecuária de SC (FAESC) promovem em Chapecó, nesta quinta-feira, 12 de setembrodas 8 às 18h30 horas, no Mogano Premium Hotel.

O evento é voltado para médicos veterinários, técnicos, gerentes de granjas e demais profissionais vinculados ao setor. Para participar é necessário confirmar presença pelos e-mails andreia@faesc.com.br e faesc@faesc.com.br.

O workshop iniciará às 8 da manhã com breve ato de instalação e a programação se estende no decorrer do dia até as 18h30. O treinamento está em sintonia com a preocupação da cadeia produtiva da suinocultura industrial com a manutenção da sanidade do rebanho suíno e a melhoria da vigilância à campo. A meta é adotar medidas que possam reduzir o risco de entrada de doenças (peste suína africana) e formas de controlar e erradicar as doenças reemergentes (peste suína clássica).

         Deste modo, a CNA e a ABCS juntamente com outras entidades ligadas à suinocultura, realizarão uma série de Workshops sobre o controle e a prevenção da peste suína Africana e Clássica nos principais estados produtores.

         A pauta do treinamento está orientada para a manutenção da sanidade do rebanho suíno e melhoria da vigilância à campo (granjas), mas, também busca capacitar os médicos veterinários e demais profissionais de campo para a defesa sanitária.

O workshop permitirá atualizar os conhecimentos sobre redução dos fatores de riscos de entrada da doença, harmonizar as informações entre o serviço veterinário oficial e o setor privado para ampliação da vigilância à campo e adotar medidas de contingenciamento e melhorar a comunicação das doenças emergentes e reemergentes ao serviço veterinário oficial.

         A peste suína africana é uma doença viral, mas não oferece risco à saúde humana. Pode, contudo, dizimar planteis de suínos, sendo altamente infecciosa, o que exige o sacrifício dos animais, conforme determina a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE).

PROGRAMAÇÃO

         O workshop consiste de um curso de alto nível que será ministrado pela especialista em epidemiologia das doenças infecciosas, a doutora em medicina veterinária Masaio Mizuno Ishizuka.

         As atividades iniciam às 8 horas com palestra sobre Peste Suína Africana e Peste Suína Clássica, com a Dra. Masaio. Às 10 horas haverá intervalo e, após, às 10h30 será discutida a Síndrome Respiratória e Reprodutiva dos Suínos (PRRS). Às 11h será debatido o papel do Serviço Veterinário Oficial (SVO) no atendimento às enfermidades de notificação obrigatória – com representantes do SVO. Ao meio-dia serão encerradas as atividades da manhã para almoço.

As atividades serão retomadas às 14 horas com palestra sobre Doenças Vesiculares – febre aftosa, estomatite vesicular, doença vesicular do suíno e senecavírus A, também com a Dra. Masaio. Às 16 horas haverá uma pausa para o coffee break e às 16h30 será retomado o tema da palestra anterior. Às 17h30 um representante da SVO abordará a atuação do Serviço Veterinário Oficial nas doenças vesiculares dos suínos e, às 18h10 serão dados os encaminhamentos finais do evento.

         O workshop também conta com a parceria da Associação Brasileira das Empresas de Genética de Suínos (Abegs), Associação Brasileira de Médicos Veterinários Especialistas em Suínos (Abraves), Associação Catarinense de Criadores de Suínos (ACCS), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), Sindicatos Rurais, Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (CIDASC), Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV/SC) e Associação Catarinense de Avicultura (ACAV). Tem, ainda, o apoio da Embrapa Suínos e Aves, Ministério da Agricultura e Pecuária do Brasil (MAPA) e Instituto Interamericano de Cooperação para a agricultura (IICA).

ERVIÇO

O QUE: Workshop de Doenças Virais de Importância na Produção de Suínos.

QUANDO: Dia 12/09/2019 (quinta-feira), das 8 horas às 18h30.

LOCAL: Mogano Premium Hotel, sito a Avenida Fernando Machado – 574-E, Centro, Chapecó/SC.

Posts Relacionados

Boletim mostra que falta de chuva impacta no abastecimento de água em 167 municípios catarinenses

Projetos da Alesc sobre a Covid-19 são transformados em leis

Diário da Cidade

Coronavírus em SC: Alunos da rede estadual recebem materiais impressos para atividades não presenciais

Coronavírus em SC: Governo do Estado recebe lote com mais 34 mil testes rápidos e EPIs

Coronavírus em SC: Portarias estabelecem normas para funcionamento de shoppings, academias e serviços de alimentação

Simple Organic doa de itens de skincare para ajudar profissionais da saúde em Florianópolis

Motoristas podem pedir certidão de registro da CNH no Detran Digital

Santa Catarina torna obrigatório o uso de máscaras e álcool gel em estabelecimentos

Diário da Cidade

Escola em Florianópolis disponibiliza gratuitamente vídeos para estudos

Sebrae de Brusque retorna com atendimento presencial nesta quarta-feira