Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
DESTAQUES

Workshop e espetáculo abrem programação de setembro do Ocupação Itajaí Criativa

Abertas inscrições gratuitas para workshop de dramaturgia, que acontece nos dias 7 e 8 de setembro

 

A 2ª etapa do Ocupação Itajaí Criativa, projeto da Téspis Cia de Teatro, será realizada entre 7 e 14 de setembro. A programação do evento, que conta com workshops e apresentações teatrais, é gratuita e destinada ao público em geral, principalmente jovens de 16 a 24 anos. Com o objetivo de oportunizar um espaço de arte, diálogo, formação, pesquisa de teatro e apresentações teatrais, a 2ª etapa do projeto – que iniciou em agosto, será realizada até dezembro. Entre as ações disponibilizadas ao público estão aberturas de processos criativos com apresentações, rodas de conversa e workshops.

As ações da 2ª etapa do Ocupação Itajaí Criativa objetivam dar continuidade às atividades iniciadas durante a 1ª edição, em 2018, ano em que foram atendidas cerca de 800 pessoas, entre professores da rede de ensino pública, artistas da cidade e público em geral. “Tivemos uma ótima resposta do público. Além das apresentações, os espaços de debate abrem aos participantes um pouco das etapas que normalmente ficam somente para quem trabalha nos bastidores, ampliando o conhecimento sobre o fazer teatral e também sobre a complexidade que é trabalhar profissionalmente com arte no nosso país” – diz Max Reinert, fundador da Téspis Cia de Teatro e um dos idealizadores do projeto.

Para abrir esta etapa do projeto, no próximo final de semana, 7 e 8 de setembro, das 14h às 18h, será realizado o workshop de dramaturgia: O Ator Dramaturgo. Ministrado por Reinert, o workshop objetiva estimular os participantes a pensar e praticar a dramaturgia como ferramenta para o ator criar e descobrir sua autonomia. Além disso, algumas perguntas serão guias para as discussões:O que é dramaturgia? Qual é o papel do ator dentro do processo de construção de um espetáculo teatral, tendo como foco a relação dele com os textos que serão utilizados no espetáculo? Os textos falados pelos atores são os únicos elementos que compõem a dramaturgia?

Participante do primeiro workshop do Ocupação Itajaí Criativa deste ano, a profissional da educação, Elis de Castro, diz que a atividade foi uma maneira de exercitar os fundamentos do teatro. “É uma oportunidade ímpar, democrática, pois o projeto é gratuito, e isso é muito importante para Itajaí. A repercussão deste evento será devolvida para o município com as nossas experiências e trabalhos”, destaca.  Ao todo, 20 vagas estão disponíveis ao o público. Para se inscrever, basta ter 16 anos ou mais, e enviar um e-mail no endereço: itajaicriativa@gmail.com, contendo, no corpo do e-mail, CPF e telefone de contato.

Ainda nesta 2ª etapa do Ocupação Itajaí Criativa serão realizadas apresentações gratuitas do espetáculo Game Over. A peça foi criada a partir da observação de relacionamentos em jogos online, e busca, a partir de contos, mitos e arquétipos femininos recolhidos por Clarissa Pikola Estés, o contra ponto para esta realidade, tentando entender as relações sexistas estruturais presentes em nossasociedade.

A primeira apresentação do espetáculo será em 12 de setembro, e é reservada para os alunos do Instituto Crescer. As outras duas são abertas ao público, e irão acontecer em 13 e 14 de setembro, às 20h, na Itajaí Criativa – residência artística. Os ingressos da peça serão distribuídos, com 1 hora de antecedência, no local da apresentação. Após o evento, será realizada uma roda de conversa, entre a equipe artística e o público, sobre o processo de montagem do trabalho. Os interessados podem confirmar sua presença no evento, através do link:https://www.facebook.com/events/2455751587834830/.

Uma parte da programação da Ocupação Itajaí Criativa é realizada, principalmente, para jovens do Instituto Crescer, ONG que capacita jovens de escolas públicas, em situação de vulnerabilidade sócio econômica, para o mercado de trabalho, além do público em geral.

Itajaí Criativa – Residência Artística, local em que é realizado o projeto, é um espaço de arte e cultura privadoque conta com patrocínio direto para sua manutenção da PROCAVE Empreendimentos Imobiliários. Já o projeto Ocupação Itajaí Criativa é realizado com patrocínio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, Prefeitura de Itajaí e Fundação Cultural de Itajaí e renúncia fiscal da APM Terminals.

Téspis: história e pesquisa teatral

Não é à toa que o tema do Ocupação Itajaí Criativa de 2019 é formação epesquisa em teatro. Ao longo dos seus mais de vinte anos, a Téspis,organizadora do projeto, tem desenvolvido pesquisas em teatro e aplicado osestudos na montagem de espetáculos. A pesquisa já é uma característica e umdos pilares mais importantes de sua base.

Em 2018, a Téspis foi tema da pesquisa de mestrado em teatro do jornalista eator Jônata Gonçalves. O trabalho intitulado “A Inquieta Poética da Busca: umolhar sobre o corpo no corpo da Téspis Cia. de Teatro” apresenta a trajetória eas principais pesquisas da companhia teatral. A pesquisa está publicada emlivro.

Neste ano, A Téspis Cia de Teatro completa 26 anos entre as companhiaspioneiras de Itajaí, cidade referência no teatro catarinense. Fundada em 1993por Denise da Luz e Max Reinert, nasceu com o objetivo de estudar o fazerteatral e aplicar tais estudos na montagem de espetáculos, os quais tambémcompartilha com atores e técnicos convidados. Ao longo dos anos, o grupomontou 22 peças, com trabalhos apresentados no Brasil e no exterior, econquistou mais de 40 prêmios.

Em Itajaí, mantém um dos importantes espaços culturais da cidade,a Itajaí Criativa – Residência Artística, e há 16 anos um curso de teatropermanente em que já passaram mais de três mil alunos. A Téspis possuiainda pesquisa sobre teatro de formas animadas, que utiliza nas montagens deespetáculos infantis e o Laboratório Cena Contemporânea, em que discutedramaturgia brasileira contemporânea.

Desde a fundação, a companhia atua com adaptações e/ou adequações detextos clássicos. A partir de 2009, decidiu trabalhar também com dramaturgiaprópria, apostando na criação de obras autorais.As atividades da Itajaí Criativa 2019 também irão contribuir para mais umapesquisa do grupo. De acordo com Denise, o projeto pretende dar seguimentoà pesquisa sobre a corporeidade desenvolvida pela Téspis que em seusespetáculos, utiliza-se do corpo do ator-atriz como um potencial detentor earticulador de dramaturgia cênica.

Para saber mais sobre a Téspis, acesse: www.tespis.com.br.

Sobre Itajaí Criativa – Residência Artística

A Itajaí Criativa – Residência Artística é ponto de encontro de diversos artistase seus públicos. Um espaço cultural fundado em 2016 no centro de Itajaí, numcasarão tombado como patrimônio histórico localizado no número 222 da RuaDr. Pedro Ferreira. Para acompanhar a programação, acesse:www.itajaicriativa.com.br.

 

SERVIÇO:

O que: Workshop de dramaturgia: O Ator Dramaturgo, ministrado por Max Reinert

Quando: Dias 07 e 08 / set (sábado e domingo) das 14h as 18h

Onde: Itajaí Criativa – residência artística

Vagas: 20

Idade mínima: 16 anos

Inscrição gratuita pelo email itajaicriativa@gmail.com (enviar nome completo, CPF e telefone de contato)

O que: Espetáculo “GAME OVER”

Quando: Dias 13 e 14 de setembro (sexta e sábado), 20h  e dia 12 de setembro (quinta-feira), 14h30 (sessão com agendamento/Instituto Crescer).

Onde: Itajaí Criativa – residência artística

Quanto: Ingressos distribuídos com 1 hora de antecedência no local.

Mais informações:

Denise da Luz (47) 9 9990-1516 ou Max Reinert (48) 9 9948-3578

Site: www.itajaicriativa.com.br/

Assessoria de Imprensa: Camila Gonçalves (47) 9 9654-9105

Posts Relacionados

IFC Camboriú abre inscrições para pessoas cegas interessadas em ter um cão-guia

Aniversário de Camboriú terá shows nacionais de Gustavo Mioto e Guilherme & Santiago

Trio é preso após briga generalizada em bar na Avenida Atlântica

Multi Share Week acontece nesta semana, em Itajaí

Última semana do Mega Feirão Desenrola Brasil: SC tem descontos para mais de 16 milhões de dívidas

Último boletim epidemiológico registra mais de 600 casos de Dengue em Balneário Camboriú

Etapa do Circuito Mundial de Beach Tennis em Balneário Camboriú inicia na próxima semana

Balneário Camboriú terá mais 3,2 mil vagas de estacionamento rotativo

Estuprador de mulheres em trilha, foragido da DIC de Itajaí, é morto em confronto com a Polícia

Unimed Litoral tem várias vagas na área administrativa e também para pessoas com deficiência