Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia BR

Zenvia disponibiliza solução gratuita de triagem para apoiar Estados e municípios contra a Covid-19

Ferramenta funciona por meio de um robô e está em total acordo com as orientações do Ministério da Saúde para o enfrentamento da

A Zenvia, plataforma de comunicação que simplifica a relação entre empresas e consumidores, uniu forças com a Neoway, empresa de análise de dados, o núcleo de telemedicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e a Secretária de Saúde de Porto Alegre para oferecer aos Estados e municípios brasileiros uma ferramenta para apoiar, efetivamente, na luta contra o novo coronavírus.

A tecnologia é um robô, ativo em http://covid.zenvia.com/, que foi desenvolvido com seis perguntas para fazer a triagem das pessoas com possíveis sintomas da Covid-19 antes de elas irem a um posto de atendimento. Caso seja necessário o direcionamento médico, a unidade é indicada por geolocalização. O protocolo foi desenvolvido pelo grupo de telemedicina da UFRGS, em total acordo com as orientações do Ministério da Saúde para o enfrentamento do novo coronavírus.

“Criamos a solução para fazer essa triagem, com protocolo de medicina aplicado à saúde pública, e chegamos àquele mais objetivo para o direcionamento. Com a expansão da pandemia, por mais que a gente diminua a curva, as pessoas tendem a procurar o apoio de saúde sem precisar, e acabam contaminadas. Por isso, a solução foi programada para que a pessoa não precise responder todas as perguntas. O robô consegue reconhecer, com poucas respostas, se é o caso de procurar, ou não, atendimento médico e já indica a unidade mais próxima de onde a pessoa está. Isso aumenta a capacidade dos hospitais e unidades de saúde primária, ao mesmo tempo em que preserva a saúde daqueles que não estão infectados com o novo coronavírus”, diz Cassio Bobsin, CEO da Zenvia.

Para que a iniciativa se tornasse realidade, a Zenvia buscou o apoio do Ministério da Saúde, que disponibilizou a base de geolocalização, aprimorada pela Neoway.

A solução foi pensada para cobrir todo o País. Por isso, não tem um nome, já que a ideia é que assuma a identidade de cada prefeitura ou Estado que represente, preparada para qualquer demanda. Além disso, ela apoiará os órgãos públicos na identificação de onde estão localizados os casos do novo coronavírus.

“Desenvolvemos a solução em quatro semanas e abrimos para as esferas municipais e estaduais. A solução já está preparada para atender individualmente cada um deles. E escala não será problema, já que estamos acostumados a bilhões de interações dos nossos clientes. Além disso, estamos promovendo um painel com os respondentes, de forma anônima e por localização, para que o município consiga ver como está o foco de Covid-19, bairro a bairro, rua a rua”, conta o CEO da Zenvia.

Cassio Bobsin também reforça que não há qualquer interesse comercial na iniciativa. “O importante é sensibilizar os municípios e os Estados. Por isso, não estamos medindo investimentos. Estamos doando a nossa plataforma, com um time de dez pessoas dedicadas, assim como a Neoway e o time de telemedicina do UFRGS também estão doando os seus talentos”, explica o executivo.

As prefeituras e municípios interessados na solução devem entrar em contato com a Zenvia pelo e-mail covid@zenvia.com.

Sobre a Zenvia
A Zenvia, movida pelo propósito de Simplificar o Mundo, habilita 8 mil empresas a simplificar a experiência de 200 milhões de pessoas por meio de sua Plataforma de Comunicação. A tecnologia inovadora da Zenvia permite adotar canais como WhatsApp, SMS e Voz em qualquer momento da jornada do consumidor, de forma integrada e automatizada com os processos e sistemas de gestão das empresas.
A Zenvia empodera profissionais técnicos ou de negócio ao focar sua plataforma em autonomia, facilidade de uso e um modelo de negócios flexível para empresas de qualquer porte.
Para mais informações sobre a empresa, acesse

Posts Relacionados

Vini Jr e o racismo que nos adoece

Mili lança discos de algodão e toalhas íntimas Mili Beauty

Compra para Sexta-feira Santa e Páscoa poderia ser 38,82% mais barata sem tributos indiretos

Parceria entre Librelato e Copa Truck segue com força em 2024

Seguro para carro elétrico é mais caro? Veja o que pode mudar

Dia Mundial da Síndrome de Down: tecnologia assistiva e abordagem interdisciplinar contribuem para melhora de mobilidade e inclusão social

Passo a passo: como migrar a sua empresa para o mercado livre de energia

Empoderamento? O impacto da mulher na sociedade

South Summit Brazil 2024: Mercur apresenta solução de acessibilidade no Palco Innovation Stage

Serasa dá auxílio de R$ 100,00 para quem pagar contas de água, energia, gás, telefone e internet