Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
DESTAQUES

Zoo Pomerode reabre ao público nesta quinta-feira (11): confira as medidas de segurança adotadas pelo parque

Várias formas de sanitização, sinalizações para que os visitantes não encostem nos parapeitos, uso obrigatório de máscaras e totens com álcool gel 70% distribuídos ao longo dos passeios, banheiros e pontos comercias fazem parte das ações. Fundação sem fins lucrativos têm 97% da renda para manutenção vinda de ingressos

O maior zoológico de Santa Catarina volta a receber o público nesta quinta-feira (11). O Zoo Pomerode, que fica no Centro histórico da cidade mais alemã do Brasil, será reaberto depois do decreto divulgado pelo Governo do Estado, que autoriza o funcionamento de zoológicos e parques. Nesta terça-feira (9), o Ministério Público da Comarca de Pomerode vistoriou os espaços e autorizou a reabertura, entendendo que as medidas de segurança foram implementadas com sucesso. O parque tem mais de mil animais de 234 espécies diferentes.

Os visitantes serão recebidos com vários cuidados, que vão da higienização das solas dos sapatos na entrada até a indicação para evitar contato físico com os parapeitos dos recintos. Maurício Bruns, diretor da Fundação Hermann Weege, que gere o Zoo Pomerode, comenta que cada aspecto da experiência no zoológico foi repensado para garantir a segurança do público.

Durante o fechamento do espaço, que foi causado pela pandemia do novo coronavírus, a equipe técnica seguiu trabalhando com normas restritas para garantir a saúde dos animais. “Alimentação, condicionamento, enriquecimento ambiental e todos os cuidados foram mantidos”, explica. Os animais que vivem no Zoo Pomerode não tem condições de retornar a natureza ou fazem parte de programas de manutenção das espécies.

No período em que o público não circulou pelos corredores, o zoológico também ganhou novas árvores. As espécies – algumas com mais de quatro metros de altura – fazem parte de um projeto que prevê que o espaço se dedique também a conservação da flora brasileira. Estudos com especialistas nacionais já foram realizados, além do levantamento e identificação das árvores que já faziam parte do parque.

O Zoo Pomerode funciona todos os dias das 9h às 17h. Ele é mantido pela Fundação Hermann Weege, que é sem fins lucrativos. O valor da venda de ingressos é totalmente revertido para manutenção do espaço. Os visitantes são responsáveis por 97% do recurso necessário para o funcionamento do parque.

Adequações e prevenção

Várias medidas foram adotadas pelo Zoo Pomerode para a segurança dos animais, visitantes e trabalhadores. Já na bilheteria, demarcações no chão apontam a distância mínima de dois metros entre as pessoas. Antes de entrarem no parque, elas também passam por um tapete de higienização dos calçados que faz a desinfecção das solas.

Dentro do zoológico, totens com distribuição de álcool gel que já faziam parte da estrutura ganharam reforço em novos pontos. O uso de máscaras é obrigatório. Todos os parapeitos foram sinalizados com a indicação para que as pessoas não encostem. Em relação ao distanciamento para os animais, Maurício explica que a legislação brasileira já indica que, entre o visitante e o recinto, seja respeitado um afastamento mínimo de 1,5 metro. “Além de seguirmos duas premissas importantes: somente os integrantes do corpo técnico podem manter contato físico com as espécies e nenhum animal é obrigado a estar aparente ou próximo ao público. Eles possuem o livre arbítrio de se exporem ou não. Por isso, os espaços que eles ocupam são maiores do que o exigido, oferecendo segurança, conforto e bem-estar ao animais”, comenta.

Depois do fechamento e antes da abertura do parque, uma rede de sanitização dos passeios é acionada e faz a limpeza automática de mais de 80% da área de passagem. São mais de 100 aspersores que utilizarão um produto a base da quinta geração de amônia, aprovado pela Unicamp e que não traz nenhum prejuízo à saúde animal.

Mais informações em: www.zoopomerode.com.br.

Posts Relacionados

Camboriú inicia Campanha do Agasalho 2024

Projeto que isenta cobrança de estacionamento rotativo para autônomos adiado após pedido de vistas

Prefeitura de Camboriú informa as datas da coleta seletiva no município

Construsul BC reúne profissionais da Construção Civil a partir da próxima terça-feira (23) em SC

Itajaí recebe “Rei Leão – O Musical” em duas noites de espetáculo no Teatro Municipal

5ª Feira do Queijo reúne 17 marcas brasileiras em Florianópolis

Primeiro Festival CRIE Foz do Itajaí promove shows, palestras e oficinas artísticas em Navegantes no mês de abril

Em abril tem cursos gratuitos de gastronomia no Angeloni

Construsul BC projeta R$ 300 milhões em negócios na primeira edição

Karsten aumenta capacidade produtiva com novas máquinas e abre 300 oportunidades de trabalho