Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC Notícias

Administração de Balneario Camboriu discute serviços para virada do ano

Nesta quarta-feira (21) o secretário de Gestão Administrativa, Paulo Milton dos Santos Junior, convocou reunião para tratar de assuntos pertinentes a serviços essenciais para a virada do ano. Estiveram presentes representantes de secretarias municipais da atual administração, membros do futuro governo e de instituições que prestam serviços de energia elétrica e coleta de lixo.

Segundo o secretário Paulo Milton, a intenção desta reunião é avaliar como estão os preparativos de cada setor no que diz respeito ao Réveillon. “Outros assuntos referentes à transição já foram tratados nas mais de 20 reuniões que fizemos nos últimos meses. O objetivo agora é garantirmos que a festa da virada, a mais aguardada em Balneário Camboriú, siga de forma tranquila e com todos os serviços adequados”, salientou. Edson Kratz, membro da comissão de transição por parte da futura administração, reforçou que assuntos como Educação e Saúde já estão encaminhados e são tratados diretamente juntos às devidas secretarias com os futuros gestores de cada pasta.

Na área de Inclusão Social, os dois principais assuntos que abrangem os dias de pico da temporada são a presença dos índios e o aumento da população de moradores de rua. O secretário de Desenvolvimento e Inclusão Social, João Olindino Dão Koeddermann, ressaltou que foram realizadas diversas reuniões com os representantes das tribos, Fundação Nacional do Índio (Funai), Ministério Público e outros órgãos competentes. “O município tem cumprido todas as solicitações, recomendações e orientações de todos os órgãos. É importante salientar que a comunidade indígena é protegida por Lei Federal e é preciso respeitar as tradições de cada tribo”, disse o secretário.

O secretário lembrou que duas tribos frequentam Balneário Camboriú nesta época do ano, os Tupi Guaranis e os Caigangues. Segundo Koeddermann, os caingangues são organizados e aceitam a ajuda do Governo. Para eles, por opção dos mesmos, o município cede um terreno, banheiros químicos em contêineres com chuveiros, eletricidade, água e espaços determinados para que comercializem seus artesanatos. Já os Guaranis não aceitam qualquer ajuda ou interferência do poder municipal e acabam dormindo na rua ou em locais públicos. “Também há uma preocupação com a segurança dos próprios índios, pois muitas vezes eles ficam submetidos a condições vulneráveis de violência”, destacou o secretário.

Sobre o Departamento de Resgate Social, o diretor Paulo Roberto de Souza informou que todas as equipes já estão preparadas para atender a demanda, bem como a Casa de Passagem do Migrante está em plenas condições. “Estamos há dois meses reforçando as rondas com o apoio da Guarda Municipal Armada e nossos telefones de plantão estão à disposição 24 horas por dia”, garantiu. Ele ainda informou que há, em Balneário Camboriú, uma população de rua fixa em 30 pessoas que não aceitam o auxílio do Resgate. Além disso, são atendidas e retiradas das ruas cerca de 230 pessoas por mês. “Nesse período de alta temporada, nossa maior dificuldade é que as pessoas que vieram de outras cidades não querem ajuda antes do término desse período de grande movimentação de turistas”, disse Souza, reforçando que a constituição prevê o direito de ir, vir e permanecer e que, portanto, não há amparo legal para retirar essas pessoas da rua compulsoriamente.

Arilson Vieira, gerente da Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc) de Balneário Camboriú, informou que nos últimos dois anos foram feitos diversos investimentos na área de distribuição de energia na cidade, para garantir a continuidade dos serviços. “Balneário Camboriú possui 81 mil unidades consumidoras e é a sexta maior do estado em consumo e a primeira em investimentos da Celesc. São três subestações que atendem a cidade, sendo a localizada no Morro do Boi, uma no Bairro Fazenda e outra na Rua 2950”, salientou. Segundo ele, recentemente foi feita a repotencialização da subestação da Rua 2950 de 69 para 102 Volts. Também foi realizada, ainda neste ano, uma força tarefa para poda de vegetação junto à rede elétrica suspensa, que representa um terço das causas de problemas de abastecimento.

O diretor da Divisão Técnica da Regional Itajaí da Celesc, Luiz Carlos Xavier, reforçou que Balneário Camboriú terá, durante a virada do ano, três equipes de plantão, além de seis equipes de reforço, duas equipes pesadas (caminhões) e equipes de sobreaviso. “Com relação à Emasa, a Celesc possui um sistema que me comunica diretamente se há problema de energia em qualquer estação de tratamento ou distribuição de água”, informou. Para ele, o fator mais preocupante, que pode causar queda de energia, é climático, como casos de tempestades. Xavier ainda garantiu que já existe equipamento instalado para atender o Centro de Eventos, quando o mesmo for ativado.

O gerente Regional da Ambiental, empresa responsável pela coleta de lixo domiciliar, Eduardo Alvino da Silva, explicou que nesta época de alta temporada o efetivo é reforçado. “Temos um aumento de cerca de 40 por cento de funcionários e equipamentos. São 12 caminhões e cerca de 130 pessoas trabalhando”, informou Silva, que ainda pontuou que, durante o ano, são recolhidas em média quatro mil toneladas de lixo por mês na cidade, sendo que em janeiro esse número sobe para sete mil toneladas.

Para ele, a maior dificuldade na coleta de lixo neste período é o trânsito, tanto na cidade como na rodovia. Além disso, informou que também há pontuações com relação aos estabelecimentos comerciais que não possuem contentores com capacidades suficientes para as demandas e que retiram o lixo durante todo o dia, sendo que o recolhimento acontece apenas no período noturno. O diretor de Limpeza Urbana da Empresa Municipal de Água e Saneamento (Emasa), Humberto Alves, informou que serão implantados, até dia 30 de Dezembro, mais 100 contentores de 240 litros na Avenida Atlântica. Outro ponto crítico apontado pelo gerente é o calçadão da Central, em que os comerciantes também precisam adequar o descarte.

Na Segurança Pública, o secretário municipal Geraldo Barizon Filho salientou que também já ocorreram diversas reuniões, junto aos demais órgãos de segurança que atuam na cidade, para alinhar as ações de fim de ano. Segundo ele, a Guarda Municipal Armada e os Agentes de Trânsito estão preparados para atender a demanda. “Todas as escalas estão programadas, recebemos novos uniformes, novos coletes balísticos, estamos recebendo novas viaturas. Posso garantir que tanto os Guardas Municipais quanto os Agentes de Trânsito estão completamente preparados para essa operação”, reforçou.

A comandante da GMBC, Taís Baruffi, e o subcomandante Jedean José da Rosa, detalharam que a Guarda Municipal trabalhará com mais de 70 homens e mulheres na noite da virada com patrulhamento e em pontos fixos. “Vamos trabalhar com escala e em pontos estratégicos para garantir a segurança de todos. A partir das 21h vamos atuar na Praia Central para coibir o uso de objetos de vidro, como garrafas e copos, e seguimos fazendo o patrulhamento e prestando apoio aos Agentes de Trânsito, e equipes de limpeza”, informou Baruffi. A comandante ainda reforçou que haverá reforço extra na Passarela da Barra. “Serão 12 Guardas Municipais na Passarela, para garantir que ela seja utilizada apenas para passagem. Não será permitida a permanência no local, conforme orientação do Corpo de Bombeiros”, salientou.

Baruffi ainda informou que a Guarda Municipal Ambiental começa a atuar no dia 26 de Dezembro com equipes fixas e em patrulhamento na Região Sul/Praias Agrestes e em apoio e acompanhamento aos fiscais da Secretaria do Meio Ambiente e do Departamento de Degradação Ambiental e Ocupação Irregular (DECOI) na região central. O subcomandante Jedean ainda reforçou que o Grupamento e Operações Preventivas (GOP) estará com todas as equipes em ação no Réveillon.

O supervisor do Agentes de Trânsito, Dowglas Miglioli, destacou que serão 34 homens e mulheres coordenando e orientando o tráfego na noite da virada. “Vamos começar a interditar as ruas a partir das 20h e devemos finalizar a liberação às 2h. Também teremos reforço nas Praias Agrestes, devido às casas noturnas”, disse. Segundo ele, a maior dificuldade é fazer com que os motoristas respeitem a sinalização, principalmente com relação a estacionamento irregular.

Com relação à limpeza urbana e serviços de água e esgoto, o diretor geral da Emasa, André Ritzmann, garantiu que está tudo em dia. “Tanto a Estação de Recalque de Água Bruta (ERAB) e a Estação de Tratamento de Água (ETA) estão preparadas para garantir o abastecimento de água para toda a cidade nesta temporada, assim como a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) também passou por manutenção preventiva”, informou. A diretora técnica da autarquia, Kelli Cristina Dacol, salientou que todos os servidores da Emasa já estão preparados, bem como prestadores de serviço de manutenção estão a postos. “Testamos todos os geradores, os operadores, engenheiros e técnicos já conferiram todas as condições de cada unidade. Os prestadores de serviço também já estão de sobreaviso para qualquer emergência”, salientou. A Emasa informou que todos os equipamentos foram testados, avaliados e receberam manutenção preventiva. Os geradores também foram testados e o óleo diesel está estocado, caso haja falta de energia e seja necessário utilizá-los.

Sobre a limpeza urbana, o diretor do Departamento garantiu que caminhões e máquinas já estão contratados para fazer a limpeza após a festa da virada e garantir que no início da manhã do dia seguinte a Praia Central esteja limpa e pronta para receber moradores e turistas. A Secretaria de Obras, representada na ocasião pelo secretário Artílio Catafesta, prestará apoio.

Participaram ainda da reunião, que aconteceu no Gabinete do Prefeito, o futuro secretário de Gestão Administrativa, Edson Bertelli; o futuro diretor geral da Emasa, Carlos Haacke; e o coordenador dos Agentes de Trânsito, Elizeu Antunes de Oliveira.

Posts Relacionados

Networking é tema de maior evento para mulheres empreendedoras de Santa Catarina

SC preenche 221 vagas em cartórios extrajudiciais por convocação em concurso público

Setor agrícola debate futuro sustentável na região sul do Brasil em maio

FIESC da regional de Brusque incentiva participação de empresas no concurso i9 Defense

60% das mulheres catarinenses preferem investimentos conservadores

Carnaval de Florianópolis é tema de exposição inédita no Museu Histórico de SC

O4B se une à Minder para promover GTM Connection 2024. Catarinenses têm desconto especial

Ciser, Hub #Colmeia e Sebrae Startups lançam terceira edição de programa de aceleração de startups, o Desafix 3.0

Garopaba(SC) dará a largada do Circuito de base do surf catarinense desta temporada

Entrega da Etapa Estadual do 12º Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora marcada para 29 de abril