Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

Setor agrícola debate futuro sustentável na região sul do Brasil em maio

    Aumentar o rendimento agrícola e reduzir o impacto ambiental, assegurando a saúde dos ecossistemas de apoio. O tema será debatido no próximo dia 3 de maio, em Florianópolis durante o Simpósio Sul-Brasileiro ABC+: Agricultura de Baixa Emissão de Carbono. O evento reunirá especialistas, produtores e gestores para discutir o futuro sustentável da agricultura na região sul do Brasil. O Simpósio ocorrerá no auditório da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) e contará com o patrocínio do Sindicato da Indústria de Carnes e Derivados no Estado de Santa Catarina (Sindicarne), da Associação Catarinense de Avicultura (ACAV) e do Instituto Catarinense de Sanidade Agropecuária (Icasa).

A sigla ABC+ é uma extensão do Plano da Agricultura de Baixa Emissão de Carbono, iniciativa do Governo Federal, que promove práticas agrícolas sustentáveis, diminuindo a emissão de gases de efeito estufa e fortalecendo a resiliência do setor agropecuário. O Plano possui metas ambiciosas para a descarbonização e a adoção de tecnologias inovadoras até 2030, reduzindo a emissão de carbono equivalente a mais de 1 bilhão de toneladas no setor agropecuário.

O presidente do Sindicato da Indústria de Carnes e Derivados no Estado de Santa Catarina (Sindicarne), José Antônio Ribas Junior, destaca que o Simpósio refletirá a consolidação dos Planos ABC+ nos Estados do Sul, que têm por objetivo traçar ações de curto, médio e longo prazo no desenvolvimento da agricultura e pecuária nacional, com o fim específico de um desenvolvimento sustentável.

“As ações traçadas pelos estados e desenvolvidas em conjunto com a população e iniciativa privada buscam dar uma visão ampliada das alternativas energéticas, aproveitamento circular de recursos e a tomada de decisões que impactarão as gerações futuras. Quando há integração de planejamento e de ações os resultados tendem a ser os mais assertivos localmente, regionalmente, nacionalmente e globalmente neste constante ciclo de pensar global e agir local”, explicou Ribas.

AGRICULTURA DE BAIXA EMISSÃO DE CARBONO

A agricultura de baixo carbono é um sistema de produção agrícola, com o objetivo de reduzir as emissões de gases, adotando diferentes tipos de medidas, como a conservação do solo, redução do uso de combustíveis fósseis e fertilizantes químicos.

A recuperação de pastagens degradadas e a integração Lavoura-Pecuária-Floresta (iLPF) são tecnologias de baixa emissão de carbono trabalhadas no Plano ABC, que durou de 2010 a 2020. O programa contribuiu para que o Brasil alcançasse as metas do Acordo de Paris na redução da emissão de Gases de Efeito Estufa (GEE). Com o encerramento do antigo programa, foi lançado em abril de 2021 o Plano ABC+ 2020-2030 com o objetivo de renovar as metas para os próximos anos.

SIMPÓSIO

Organizado pelos Grupos Gestores Estaduais de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul, em conjunto com a Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária e a Empresa de Pesquisa e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), o simpósio discutirá tecnologias importantes para impulsionar a agricultura de baixo carbono, dentre eles:

– Recuperação de pastagens degradadas: conjunto de estratégias, práticas agropecuárias, tecnologias e sistemas de produção que possibilitam a recuperação e renovação de pastagens degradadas.

– Integração lavoura pecuária floresta: uma estratégia de produção que integra diferentes sistemas produtivos, agrícolas, pecuários e florestais dentro de uma mesma área.

– Sistemas de plantio direto: práticas agronômicas integradas que viabilizam técnica e economicamente o contínuo semear ou plantar sem preparo prévio do solo, safra após safra, por tempo indeterminado.

– Manejo de resíduos da produção animal:  Uso de Biodigestores

– O evento contará com mesa-redonda com os secretários de Estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul e cases de sucesso relacionados às tecnologias ABC.

Confira a programação: 

– 8h30 – Recepção e café

– 9h – Mesa-redonda: Apresentação dos Planos Estaduais ABC+, Resultados e Metas 2030 para a Agricultura de Baixa Emissão de Carbono no Sul do Brasil

Coordenadores GGEs Sul e Secretários de Estado da Agricultura:

Santa Catarina – Valdir Colatto

Rio Grande do Sul – Giovani Feltes

Paraná – Norberto Ortigara

– 10h20 – Painel GGEs do Sul do Brasil – Metas da Região SUL (Coordenadores)

– 11h – Abertura oficial

– 12h às 13:30 – Intervalo para almoço

– 13h30 – Apresentação de Banners

– 14h – Experiências de sucesso com as tecnologias ABC+

– Recuperação de pastagens

– Sistemas integrados (iLPF)

– Sistemas de plantio direto na palha (SPDH+SPDG)

– 16h – Intervalo para café

– Biometano

Rodada de perguntas

– 18h – Coquetel de encerramento

As inscrições podem ser realizadas através do site https://sulbraabc.com.br/.

Posts Relacionados

Projeto itinerante leva música para escolas da Grande Florianópolis

Declaração de Imposto de Renda pode apoiar projetos sociais em Santa Catarina

Empreende Brazil Conference reunirá grandes nomes de empresas líderes de mercado

Concessionárias Aegea em SC investem 250 milhões em abastecimento e esgotamento sanitário

Diário da Cidade

MEIs agora têm até agosto para se cadastrar no Domicílio Eletrônico Trabalhista

Estrelas Costao premia top parceiros do Costao do Santinho Resort

A importância do sono para a aprendizagem infantil

Santa Catarina recebe curso de simulação realística sobre tecnologia não invasiva de monitoramento do risco de Hipertensão Intracraniana da brain4care

MPF/SC prestigia posse da primeira indígena na coordenação do DSEI interior sul

Queijo de Iraceminha está na lista dos melhores do mundo