Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

MPF/SC prestigia posse da primeira indígena na coordenação do DSEI interior sul

Órgão é responsável pela atenção à saúde de 42 mil indígenas de Santa Catarina e Rio Grande do Sul

Representantes do Ministério Público Federal em Santa Catarina (MPF/SC) prestigiaram a posse de Eunice Antunes Kerexu na coordenação do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Interior Sul, em São José (SC), nesta terça (30). Estiveram presentes os procuradores da República Tiago Gutierrez e Analúcia Hartmann.

O órgão, ligado ao Ministério da Saúde, é responsável pela atenção à saúde de 42 mil indígenas de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, de 16 etnias, distribuídos em 200 aldeias. Eunice, da etnia Guarani, é a primeira mulher indígena a ocupar o cargo.

Representando o MPF, a procuradora da República Analucia Hartmann, afirmou “a minha felicidade é grande pois acompanho a Eunice desde quando ela era professora no Morro dos Cavalos. De professora, ela passou à liderança, cacique, depois chegou ao Ministério, na proteção dos territórios dos povos indígenas, e agora neste cargo responsável pela reconstrução da saúde indígena no sul do pais”.

O procurador da República Tiago Gutierrez apontou o “momento histórico dessa nomeação, exemplificado em reunião em Mafra (SC), onde indígenas muito jovens pararam a Eunice pra tirar foto com ela, que é um grande exemplo para as lideranças que estão se formando. É muito importante a ocupação desses espaços do poder público pelos indígenas, na formulação de políticas. Um passo foi dado com a criação do Ministério dos Povos Indígenas mas isso ainda não se refletiu no orçamento do governo federal. A mudança só se faz com recursos e infraestrutura mas tenho certeza que as conquistas virão. Parabens a kerexu e todas as lideranças”.

Eunice Kerexu, por sua vez, afirmou que “é um momento histórico uma mulher indígena ocupar este espaço. Eu me sinto privilegiada porque a DSEI conta com previsão no orçamento, enquanto muitos órgãos de apoio ao indígena não tem. É preciso criar metas pois a execução dos planos propostos é nossa responsabilidade. Como indígena, gostaria de dizer às lideranças que não se sintam excluídas, pois o meu cargo é uma construção de todos os povos indígenas. Vamos construir juntos o atendimento na saúde aos povos indígenas”, finalizou

Posts Relacionados

Aurora Coop é premiada no 30º Prêmio Expressão de Ecologia

Grupo Koch inaugura primeira loja Komprão em Bombinhas

Grupo Koch marca presença no maior evento de bebidas e alimentos das Américas, a APAS SHOW

Encontro Criativo recebe arquiteto para tratar do tema ‘Sustentabilidade Premiada’

Atletas de Florianópolis fazem vaquinha para participar de campeonato no Havaí

FIESC apresenta em Brusque programa inovador para auxiliar empresas na reinvenção

Prêmio Sebrae de Jornalismo está com inscrições abertas

Fazzenda Park Resort investe em nova capacitação para colaboradores

Evento sobre educação tecnológica reúne mantenedores escolares de todo o Brasil em Blumenau

Balneário Camboriú continua recebendo doações para comunidades afetadas no RS