Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

Alunos e professores da faculdade Avantis desenvolvem horta e banheiro com água da chuva

Cada vez mais em alta, as construções projetadas de forma sustentável, sem agredir ou comprometer o ambiente, são parte fundamental da matriz curricular do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade Avantis. No último ano, a instituição apresentou dois projetos arquitetônicos sustentáveis: um banheiro que funciona com água da chuva e uma horta vertical feita de garrafas pet. Ambos integraram o Selo Social e foram desenvolvidos por acadêmicos do curso de Arquitetura, através do Escritório Modelo e orientados pelo professor Carlos Bortolatto.

PASSO A PASSO

Os vasos, que dão vida a horta vertical, foram todos feitos pelos alunos, que arrecadaram garrafas na própria faculdade. Neles foram plantados tempero verde, manjerona, orégano, dentre outros. Já o banheiro foi projetado através da ligação com uma caixa d’água que coleta água da chuva, que também é utilizada pelos servidores do setor da limpeza. Os estudantes que participaram do projeto foram: Marina Freitag Basso, Júlio Gregori Mota, Ketllyn Cristina Pereira, Pedro Funari Regatti, Perla Celeste Menezes Vidal e Luiza Figueiredo. Eles contam que a primeira fase desenvolvida foi o cálculo de quanto iriam gastar e do que precisariam para conseguir fazer os dois projetos.

Depois disso, idealizaram o projeto e passaram tudo para o papel, para somente então executar. Os acadêmicos salientam que a melhor parte foi exatamente a de colocar a ‘mão na massa’ e sair da frente do computador, que é o dia a dia deles. “Cada vez mais a sustentabilidade vem se mostrando necessária, não só em nossa área, como em todas as outras. O ecologicamente correto já é essencial para o mundo, a estética não é mais o único ponto importante em uma obra. Todas as empresas deveriam ter essa consciência ambiental. As hortas, por exemplo, são fáceis de fazer e podem ser feitas até por quem vive em apartamento”, acrescenta a acadêmica Perla. Os estudantes lembraram que existem hortas comunitárias em Balneário, mas que poucas pessoas sabem, já que há pouca divulgação sobre elas.

BENEFÍCIO PARA TODOS

Bortolatto afirma que a atuação dos alunos o surpreendeu positivamente. “Eles entraram de cabeça no projeto, estiveram empenhados desde o começo. Hoje esses nossos feitos ainda são destaques, mas esperamos que atitudes como essas se tornem cada vez mais comuns, pois o investimento para realizá-las é pequeno e ambos são fáceis de serem realizados”, afirma.

A coordenadora do curso, Tatiane Pires Passos, defende que apesar de ser algo simples é preciso força de vontade para realizar. “Os projetos aqui executados não impactam só a comunidade acadêmica, mas também a sociedade, já que ambos são abertos à visita de moradores da cidade. Ela lembra ainda que o curso foca no fato de que a construção civil agride o meio ambiente e que é preciso que os futuros arquitetos comecem a trabalhar para minimizar os resíduos. “Por esse motivo, os incentivamos desde cedo. Ficamos muito felizes porque os alunos adoraram participar dessas duas construções. Eles realmente cuidam da horta, a visitam com frequência para ver se está tudo certo. Temos projetos sustentáveis agendados para acontecerem todos os anos, inclusive neste”, finaliza.

Posts Relacionados

Networking é tema de maior evento para mulheres empreendedoras de Santa Catarina

SC preenche 221 vagas em cartórios extrajudiciais por convocação em concurso público

Setor agrícola debate futuro sustentável na região sul do Brasil em maio

FIESC da regional de Brusque incentiva participação de empresas no concurso i9 Defense

60% das mulheres catarinenses preferem investimentos conservadores

Carnaval de Florianópolis é tema de exposição inédita no Museu Histórico de SC

O4B se une à Minder para promover GTM Connection 2024. Catarinenses têm desconto especial

Ciser, Hub #Colmeia e Sebrae Startups lançam terceira edição de programa de aceleração de startups, o Desafix 3.0

Garopaba(SC) dará a largada do Circuito de base do surf catarinense desta temporada

Entrega da Etapa Estadual do 12º Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora marcada para 29 de abril