Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

BC é destaque em pesquisa sobre ranking de bem-estar urbano

Balneário Camboriú é o único município de Santa Catarina presente no ranking de bem-estar urbano. Promovido pelo Observatório das Metrópoles, o Índice de Bem-Estar Urbano (Ibeu) dos municípios brasileiros destacou o município em 14°lugar no ranking das 100 melhores cidades do país.

O Ibeu foi desenvolvido pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia e apresenta índices que variam entre 0,001 e 1,000 sobre as condições urbanas dos 5.565 municípios do Brasil. Balneário Camboriú foi o município que atingiu maior pontuação na categoria Infraestrutura Urbana, com 0,926. Essa categoria analisou sete indicadores: iluminação pública, pavimentação, calçada, meio-fio/guia, bueiro ou boca de lobo, rampa para cadeirantes e logradouros. Além disso, o município se destacou em Mobilidade Urbana, que avaliou o deslocamento casa-trabalho, com 0,976.

O quesito Condições Ambientais Urbanas analisou arborização do entorno dos domicílios, esgoto a céu aberto no entorno dos domicílios e lixo acumulado. Já o índice Condições Habitacionais observou a situação de adensamento (entendida pela razão número de pessoas no domicílio e número de dormitórios), condições materiais da estrutura habitacional, assim como aglomeração dos domicílios. A categoria Serviços Coletivos Urbanos analisou os serviços públicos essenciais para garantia de bem-estar urbano, como atendimento adequado de água, atendimento adequado de esgoto, atendimento adequado de energia e coleta adequada de lixo.

Levando em consideração todos os quesitos, Balneário Camboriú atingiu nota 0,928. Esta média colocou Balneário Camboriú na 14ª colocação no ranking geral, sendo a única do Estado de Santa Catarina na lista das 100 melhores.

O prefeito de Balneário Camboriú, Edson Renato Dias, Piriquito, destaca o trabalho da Administração Municipal pelo resultado positivo no Ibeu. “Esse resultado mostra que nosso trabalho está sendo reconhecido. Nos últimos anos investimos em mobilidade urbana, arborização, distribuição de água, rede de esgoto, limpeza urbana, educação, saúde e infraestrutura. Implantamos um novo conceito de mobilidade urbana, com o sistema binário, a construção de novas avenidas, ciclovias e ciclofaixas, reurbanizamos também várias regiões do município. Investimos no tratamento de esgoto, hoje temos 97% de eficiência. Além disso, eliminamos os 45 extravasores que desaguavam na Praia Central. Todos esses investimentos refletem em qualidade de vida e um local agradável para os munícipes e turistas”, salienta.

O ranking completo com todos os dados está disponível em https://goo.gl/onnOca

Prefeitura de Balneário Camboriú
Gabinete do Prefeito
Texto: Marcelo Martim (estagiário)
Foto: Arquivo PMBC
Assessoria de Comunicação: (47) 3267-7022
www.balneariocamboriu.sc.gov.br
facebook.com/prefeituradebalneariocamboriu
instagram.com/prefbc

Posts Relacionados

Networking é tema de maior evento para mulheres empreendedoras de Santa Catarina

SC preenche 221 vagas em cartórios extrajudiciais por convocação em concurso público

Setor agrícola debate futuro sustentável na região sul do Brasil em maio

FIESC da regional de Brusque incentiva participação de empresas no concurso i9 Defense

60% das mulheres catarinenses preferem investimentos conservadores

Carnaval de Florianópolis é tema de exposição inédita no Museu Histórico de SC

O4B se une à Minder para promover GTM Connection 2024. Catarinenses têm desconto especial

Ciser, Hub #Colmeia e Sebrae Startups lançam terceira edição de programa de aceleração de startups, o Desafix 3.0

Garopaba(SC) dará a largada do Circuito de base do surf catarinense desta temporada

Entrega da Etapa Estadual do 12º Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora marcada para 29 de abril