Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia BR Notícias

Formatura do MINIEMPRESA celebra jovens beneficiados

Formatura do MINIEMPRESA celebra  jovens beneficiados

Evento aconteceu nessa quarta-feira, 2/08, no Teatro do SESI

Nessa quarta-feira, 2/08, mais de mil pessoas – entre familiares, empresários, amigos e  voluntários Advisers -, celebraram a formatura da turma de 276 jovens no Programa MINIEMPRESA – que abre portas para o mercado de trabalho aos estudantes do Ensino Médio da rede pública e privada. A cerimônia aconteceu no Teatro do SESI. Nesta edição, o paraninfo foi o presidente do Banco Agiplan,  Marciano Testa.

Implantado há 22 anos no Rio Grande do Sul, estado que marcou a porta de entrada da Junior Achievement no Brasil, o MINIEMPRESA promoveu 15 semanas de imersão de jovens de Porto Alegre e Eldorado do Sul em conceitos e processos que formam o programa.

Nas jornadas semanais de três horas e meia, realizadas nas escolas, geralmente no turno da noite, os meninos e meninas da faixa de 15 a 18 anos aprendem todos os conceitos básicos que um empresário “gente grande” precisa pensar quando esta montando o seu negócio.  A garotada é estimulada a pensar em inovação desde cedo, a criar empresas e produtos “fora da caixa”.

Acompanhados por quatro voluntários das áreas de  marketing, finanças, recursos humanos e produção dentro do método  Aprender-Fazendo, criado por profissionais de Harvard, os miniempresários se envolvem com estudos de viabilidade e pesquisa de mercado, captação de recursos, organograma, escolha e reunião de diretoria, formulários de controle, compromissos legais com impostos e acionistas, até chegar ao grande momento de fabricar um produto e vendê-lo.

Ao longo da formatura do maior e mais antigo programa empresarial jovem do mundo foram entregues 11 premiações e a certificação para todos os participantes. Entre elas, a de Melhor Miniempresa. “Os finais de semestre marcam um momento muito especial para a Junior Achievement. É a formatura dos estudantes que estão fazendo a sua estreia no  mundo do empreendedorismo, experiência transformadora que levarão consigo para toda a vida. Já chegou a 400 escolas públicas e privadas do Estado com o Programa, em 40 municípios”, diz Sergio Lewin, buscando a expansão através do apoio e manutenção da iniciativa privada apoiando a organização social, o presidente da Junior Achievement Rio Grande do Sul.

No Brasil, as escolas públicas representam 50% do público total participante. Em 2015, a iniciativa chegou à Fundação de Atendimento Sócio-Educativo (Fase) de Porto Alegre. Cerca de 20 internos participaram do programa, desenvolveram habilidades e criaram um sabonete líquido de colher.

A JUNIOR ACHIEVEMENT

Fundada em 1919, nos Estados Unidos, a Junior Achievement é a maior e mais antiga organização de educação prática em negócios, economia e empreendedorismo do mundo. Atualmente está presente em 120 países e, no Brasil, possui unidades em todos os estados e no Distrito Federal.

É uma associação educativa, sem fins lucrativos, mantida pela iniciativa privada, com o objetivo de despertar o espírito empreendedor nos jovens ainda na escola, estimulando o seu desenvolvimento pessoal, proporcionando uma visão clara do mundo dos negócios e facilitando o acesso ao mercado de trabalho.

As atividades da Junior Achievement se desenvolvem através de programas educativos criteriosamente formulados, aplicados junto aos jovens através de parcerias com escolas e voluntários dispostos a compartilhar suas experiências e conhecimentos com estudantes de diferentes faixas etárias. Globalmente, 10 milhões de jovens ao ano participam dos programas da Junior Achievement, consolidando a formação de uma cultura empreendedora ao redor do mundo, dentro de uma perspectiva ética e responsável.

 

Posts Relacionados

Queijo representa 14% do consumo global lácteo; Confira receita da pizza de 4 queijos da Borda & Lenha

IFAT Brasil: Municípios com até 50 mil habitantes trabalham para cumprir prazo de encerramento dos lixões

Entenda a importância da segurança nas instalações de painéis fotovoltaicos

Diário da Cidade

JET gera novos empregos em SC e Porto Alegre; saiba mais

Exame com contraste: entenda como funciona e para que serve

Com Mercado Livre de Energia a economia na conta de luz pode chegar a até 40%

Galbani, a marca número 1 de queijos na Itália chega ao Brasil

Portos RS se consolida como hub tecnológico portuário na América Latina

4 dicas para comprar aparelhos eletrônicos usados pela internet

Destinos brasileiros para conhecer no outono