Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

Jaraguá do Sul é a 25ª melhor cidade de porte médio para morar no Brasil

Reportagem de Kamila Schneider para o jornal O Correio do Povo.

Um levantamento realizado pela Veja.com coloca Jaraguá do Sul como a 25ª melhor cidade de porte médio para morar no Brasil. O ranking relacionou os 32 municípios com até 500 mil habitantes que obtiveram as melhores avaliações no Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) de 2010 e também levou em conta a população apurada pelo IBGE em 2014.

Além de Jaraguá do Sul, outras nove cidades catarinenses aparecem na lista. A capital do Estado, Florianópolis, ficou com a melhor colocação, ocupando o terceiro lugar. Na sequência estão Balneário Camboriú, com a 4ª colocação, Joaçaba (8ª), São José (17ª), Blumenau (19ª), Rio Fortuna (21ª), Rio do Sul (26ª), São Miguel do Oeste (28ª) e Concórdia (30ª). Joinville ficou de fora da lista por possuir mais de 500 mil habitantes. No topo da lista, ocupando a 1ª e a 2ª colocação, estão os municípios de São Caetano do Sul e Águas de São Pedro, ambos localizados no estado de São Paulo.

O IDHM é considerado uma referência na medição da qualidade de vida de uma região e leva em conta a expectativa de vida, a educação e a renda de cada município. A metodologia é utilizada em todo o mundo e foi adequada para a realidade brasileira pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD Brasil), em parceria com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e a Fundação João Pinheiro.

No ranking oficial do IDHM – que leva em consideração os 5.565 que fizeram parte do último Censo Demográfico do IBGE, independente do tamanho –, Jaraguá do Sul ocupa o 35º lugar, com IDHM de 0.803. O índice coloca a cidade entre os 44 municípios brasileiros que possuem um desenvolvimento humano considerado “muito alto”.

Posts Relacionados

Networking é tema de maior evento para mulheres empreendedoras de Santa Catarina

SC preenche 221 vagas em cartórios extrajudiciais por convocação em concurso público

Setor agrícola debate futuro sustentável na região sul do Brasil em maio

FIESC da regional de Brusque incentiva participação de empresas no concurso i9 Defense

60% das mulheres catarinenses preferem investimentos conservadores

Carnaval de Florianópolis é tema de exposição inédita no Museu Histórico de SC

O4B se une à Minder para promover GTM Connection 2024. Catarinenses têm desconto especial

Ciser, Hub #Colmeia e Sebrae Startups lançam terceira edição de programa de aceleração de startups, o Desafix 3.0

Garopaba(SC) dará a largada do Circuito de base do surf catarinense desta temporada

Entrega da Etapa Estadual do 12º Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora marcada para 29 de abril