Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC Notícias

NASF realiza Oficina da Poesia para grupos da Saúde em Itajai

O Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) realizou uma Oficina da Poesia, organizada pela Professora de Educação Física Andressa Alves, nesta quinta-feira (24/11). O objetivo foi que as participantes do Grupo de Práticas Corporais tivessem um momento diferenciado de introspecção e reflexão acerca de si mesmas, podendo expor isso em formato de poema e poesia.

A atividade foi resultante de uma vivência anterior, onde as participantes leram “poesia ao pé do ouvido” umas para as outras. As poesias lidas eram do livro do poeta Márcio Nunes, carioca que reside atualmente em Porto Belo e se prontificou a realizar a oficina.

“O encontro de artista e leitores foi emocionante, todos puderam trocar suas experiências e se desafiar a construir algo a partir do que se sente. O resultado foi uma manhã inspiradora e de muita alegria”, contou a Professora de Educação Física Andressa Alves, organizadora do encontro.

O poeta Márcio Nunes trouxe para o encontro a ideia de que “O sentimento não é da mesma matéria das palavras, mas o papel do poeta é fazer algo que se equivalha a isso. O sentimento enquanto se sente é algo tão peculiar que você não traduz em palavras, por causa disso você cria símbolos. Você cria, por exemplo, a palavra chamada amor, e joga nela o resumo de uma infinidade de coisas que a gente pode sentir. Mas ela não é uma palavra, não é uma direção, não á a coisa propriamente dita. A coisa propriamente dita é o sentimento teu sentimento a cada vez que isso te ocorre. Não há conjunto de palavras que traduza com exatidão o que se sente. O papel do poeta é isso, nada mais é do que a tradução do que se sente, sem alcançá-lo na plenitude.”

Esta Oficina de Poesia será replicada com outros grupos na Unidade Básica de Saúde (UBS) Morretes no mês de Dezembro.

Posts Relacionados

Networking é tema de maior evento para mulheres empreendedoras de Santa Catarina

SC preenche 221 vagas em cartórios extrajudiciais por convocação em concurso público

Setor agrícola debate futuro sustentável na região sul do Brasil em maio

FIESC da regional de Brusque incentiva participação de empresas no concurso i9 Defense

60% das mulheres catarinenses preferem investimentos conservadores

Carnaval de Florianópolis é tema de exposição inédita no Museu Histórico de SC

O4B se une à Minder para promover GTM Connection 2024. Catarinenses têm desconto especial

Ciser, Hub #Colmeia e Sebrae Startups lançam terceira edição de programa de aceleração de startups, o Desafix 3.0

Garopaba(SC) dará a largada do Circuito de base do surf catarinense desta temporada

Entrega da Etapa Estadual do 12º Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora marcada para 29 de abril