Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC Notícias

Noite de homenagens em Camboriú

A Fundação Cultural de Camboriú e a Associação Nacional dos Veteranos da Força Expedicionária Brasileira (FAB) organizaram na noite de terça-feira, dia 21, uma solenidade, na Praça dos Expedicionários, em comemoração aos 72 anos da tomada de Monte Castelo na 2ª Guerra. A conquista é celebrada em todo o país, sempre no dia 21 de fevereiro, e marca a principal participação do Exército brasileiro na 2ª Guerra Mundial.

O diretor da Casa da Cultura e Eventos de Camboriú, Sandro Rocha, lembra que entre os combatentes que participaram desta expedição estavam 19 camboriuenses. “É importante realizar esse evento em nossa cidade, pois tivemos esses pracinhas que nos representaram na época e foi algo importante para eles, para o país. Por isso, nós temos que lembrar e reconhecer isso perante a nossa comunidade”, diz Sandro.

O historiador Nahor Lopes relembrou um pouco da história desta conquista do Monte Castelo. No cerimonial, ele agradeceu ao município pela realização do evento e destacou a importância da data para o país.

“Os verdadeiros heróis são aqueles que lutam para a esperança permanecer, para a esperança não morrer. Em vários momentos da história, esses heróis surgiram, e muitos morrem anônimos. Hoje o Município de Camboriú aproveita uma importante data – esquecida em nossos livros escolares – para reparar um erro histórico da nossa região”, conclui Nahor.

Na solenidade, estavam presentes três pracinhas – soldados veteranos do Exército Brasileiro que participaram da 2ª Guerra – que participaram desta batalha histórica contra os alemães: o soldado camboriuense de 95 anos, José Bernardino Coelho, o Major Avelino Bino, de Itajaí, e o Sargento Hugo Vedo Felisbinio.

O evento também teve a participação de autoridades civis e militares do município e região, o Grupo de escoteiros Desbravadores, assim como familiares dos pracinhas. O evento foi contou com o apoio do Exército Brasileiro, OAB de Camboriú e Igreja Adventista do Sétimo Dia.

MEDALHAS – Na ocasião, também foram entregues para algumas autoridades presentes a medalha dos Eternos Combatentes da FEB – honraria concedida a pessoas que tenham feito algum trabalho de reconhecimento dentro da comunidade.

Entre os homenageados estavam o prefeito Elcio Kuhnen, o Coronel Koglin – Comandante da 3ª região da Polícia Militar, o Tenente-Coronel José Evaldo Hoffmann – Comandante do 12º Batalhão da Polícia Militar e a Presidente da OAB de Camboriú, Jucélia Vinholi.

Posts Relacionados

Networking é tema de maior evento para mulheres empreendedoras de Santa Catarina

SC preenche 221 vagas em cartórios extrajudiciais por convocação em concurso público

Setor agrícola debate futuro sustentável na região sul do Brasil em maio

FIESC da regional de Brusque incentiva participação de empresas no concurso i9 Defense

60% das mulheres catarinenses preferem investimentos conservadores

Carnaval de Florianópolis é tema de exposição inédita no Museu Histórico de SC

O4B se une à Minder para promover GTM Connection 2024. Catarinenses têm desconto especial

Ciser, Hub #Colmeia e Sebrae Startups lançam terceira edição de programa de aceleração de startups, o Desafix 3.0

Garopaba(SC) dará a largada do Circuito de base do surf catarinense desta temporada

Entrega da Etapa Estadual do 12º Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora marcada para 29 de abril