Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC Notícias

1º relatório de balneabilidade é divulgado: praia na região aparece como imprópria

A Praia do Porto (Ponto 8 – esquerda do molhe central), em Imbituba, é a única que está inapta aos banhistas

Imbituba

O quinto relatório da qualidade das praias catarinenses desta temporada e o primeiro deste ano foi emitido hoje pela Fundação do Meio Ambiente (Fatma). Na região, somente a Praia do Porto (Ponto 8 – esquerda do molhe central), em Imbituba, está imprópria para banho. A Prainha do Farol, em Laguna, que já apareceu diversas vezes como imprópria, está apropriada.

Em Santa Catarina, conforme o documento, dos 214 pontos analisados, 143 estão próprios para banho, o que corresponde a 66,8%. Dos 75 pontos monitorados em Florianópolis, 51 (68%) estão próprios para banho e, no interior do estado, 92 (67,6%) locais estão aptos para os banhistas. As análises foram feitas entre os dias 2 e 4 deste mês.

Neste relatório, 26 locais passaram a ser impróprios e seis para próprio. “As chuvas de verão que têm ocorrido quase todos os dias influenciam no aumento de pontos impróprios, mas em relação às análises do mesmo período do ano passado, há uma melhora, principalmente em Florianópolis“, explica o técnico de Laboratório da Fatma, Marlon Daniel da Silva.

Ele salienta que os banhistas devem evitar entrar na água próximo a saídas pluviais e de rios. As tradicionais placas que apontam as condições das praias têm sido constantemente alvo de vandalismo. Para que o banhista possa conferir a qualidade das praias de forma rápida e segura, a Fatma disponibiliza o relatório no site da Fundação (www.fatma.sc.gov.br) ou no aplicativo Praias SC, disponível para Android.

Como é feita a análise                                  

Para dizer se um ponto é próprio ou impróprio para banho, a Fatma analisa a presença da bactéria Escherichia Coli em fezes de animais e humanos. São necessárias cinco coletas consecutivas para se obter o resultado. Para esta temporada, as amostras começaram a ser coletadas em  31 de outubro último. Quando em 80% das análises a quantidade da bactéria é inferior a 800 por 100 mililitros, o ponto é  considerado próprio.

Pontos analisados

Araranguá, Bal. Arroio do Silva, Bal. Gaivota, Bal. Camboriú, Bal. Da Barra do Sul, Bal. Rincão, Barra Velha, Biguaçú, Bombinhas, Florianópolis, Garopaba, Gov. Celso Ramos, Imbituba, Itajaí, Itapema, Itapoá, Jaguaruna, Joinville, Laguna, Navegantes, Palhoça, Passo de Torres, Penha, Piçarras, Porto Belo, São Francisco do Sul e São José.

Posts Relacionados

Projeto itinerante leva música para escolas da Grande Florianópolis

Declaração de Imposto de Renda pode apoiar projetos sociais em Santa Catarina

Empreende Brazil Conference reunirá grandes nomes de empresas líderes de mercado

Concessionárias Aegea em SC investem 250 milhões em abastecimento e esgotamento sanitário

Diário da Cidade

MEIs agora têm até agosto para se cadastrar no Domicílio Eletrônico Trabalhista

Estrelas Costao premia top parceiros do Costao do Santinho Resort

A importância do sono para a aprendizagem infantil

Santa Catarina recebe curso de simulação realística sobre tecnologia não invasiva de monitoramento do risco de Hipertensão Intracraniana da brain4care

MPF/SC prestigia posse da primeira indígena na coordenação do DSEI interior sul

Queijo de Iraceminha está na lista dos melhores do mundo