São Paulo, junho de 2021 – Mais de um ano depois do início da pandemia de Covid-19 no Brasil, pesquisa Datafolha encomendada pela Fundação Lemann, Itaú Social e BID mostra dados preocupantes sobre educação a partir da perspectiva das famílias. Para pais e responsáveis, 40% dos estudantes da educação básica não estão evoluindo na aprendizagem, não estão motivados e admitem que podem abandonar os estudos.
“Em um ano de acompanhamento, os dados mostram esforços importantes das redes públicas para oferta do ensino remoto. Entretanto, as desigualdades em relação à qualidade dessa oferta se acentuaram, assim como os riscos de abandono escolar. É urgente para o país estabelecer uma estratégia compartilhada, que traga coerência ao processo, com o compromisso de ampliar as oportunidades aos mais vulneráveis, de modo a recuperar o que foi perdido agora e melhorar os resultados educacionais para as próximas gerações”, avalia a gerente de Pesquisa e Desenvolvimento do Itaú Social, Patricia Mota Guedes.
REABERTURA DESIGUAL DE ESCOLAS
APRENDIZADO NA PANDEMIA
SEXTA ONDA