Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia BR

5 dicas para crianças criarem uma rotina de estudos saudável

Ter uma rotina é algo recomendado em qualquer área da vida, mas principalmente quando se tem um objetivo a ser alcançado. Para as crianças que estão iniciando a vida de estudante, é importante ter uma rotina leve e saudável que ajude a manter o ritmo e crescer com objetivos sobre o que quer.

É preciso ter organização e determinação para conseguir estudar os conteúdos passados e fazer as lições de casa. É viável introduzir metas nos estudos das crianças, para ocorrer de forma organizada e prazerosa.

O hábito é o caminho correto para manter a rotina de estudos do jardim de infância até a vida adulta. Quanto mais for frisado e apoiado pelos pais, mais fácil de manter o hábito. Além disso, deve-se ter uma rotina saudável, contando com lazer, dia livre, para que assim não haja sobrecarga para as crianças.

Hora certa para estudar e se divertir

É importante entender as características da criança e mostrar momentos em que seja possível estudar e se divertir. Os pais podem procurar o período mais assertivo para introduzir os estudos aos pequenos.

Além disso, é indicado manter tudo anotado e trazer a criança para a organização da rotina. Criar um cronograma com desenhos para cada matéria ajuda a encaixar os estudos na realidade de cada um.

Escolhendo um lugar bacana

É fundamental manter um ambiente tranquilo e que ajude a ficar focado, de preferência longe de distrações. A criança precisa ter um ambiente claro, iluminado, arejado para manter a concentração, ter ao alcance todos os materiais necessários e associar o local aos estudos.

Cuidando da saúde

Como já foi dito, é vital haver tempo de lazer e descanso durante os estudos. Para isso, fazer pausas é bom para manter a concentração em foco e conseguir driblar as distrações. Isso é uma forma de cuidado com as crianças.

Estar atento em relação à hidratação e alimentação é importante para conseguir garantir que a rotina seja o mais saudável possível.

Lidando com surpresas

Os pais devem estar preparados para uma possível queda no empenho das crianças. Por isso, não cobre muito os pequenos se não conseguirem estudar por alguns dias. Para isso, uma solução é encontrar momentos de reposição e revisão de alguns temas, assim nada ficará para trás.

Reflexos na adolescência e vida adulta

Ajudar as crianças a criar gosto pelo estudo desde cedo para que se torne um hábito pode auxiliar todas as fases acadêmicas dos pequenos. A passagem dos ciclos, do fundamental para o médio e, posteriormente, para uma graduação EAD ou presencial,  se tornará mais tranquila e com uma rotina já estabelecida.

Posts Relacionados

Farmtech recebe investimento de 10 milhões de dólares da Bewater

Diário da Cidade

Serasa lança desafio de faxina em 3 minutos com influenciadores de limpeza no TikTok

INSS: como recorrer de decisão negativa?

Iniciativa Privada cresce 203% no atendimento a municípios em 4 anos de Marco Legal, revela Panorama do Saneamento

Clima frio e seco favorece o aumento de problemas respiratórios

51 milhões de brasileiros têm ofertas especiais para quitar dívidas, mas desconhecem benefícios

Quando o câncer de cólon e reto necessita de cirurgia?

Férias de Julho: 59% das famílias que pretendem viajar projetam gasto máximo de R$3 mil, aponta Serasa

Feira da Louça em Campo Largo já tem data marcada

Planejamento de aposentadoria: quais os benefícios e como fazer