Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
DESTAQUES

62% dos brasileiros temem alta onda de violência no país, revela pesquisa

Pesquisa inédita “Atualidades – Brasil” revela também preocupações da população com a eleição presidencial, saúde, economia e desigualdade

Inflação preocupa 51% da população, que se vê sem poder de compra

Quase metade dos brasileiros afirmam que há poucas opções certeiras entre os candidatos à presidência
São Paulo, Junho de 2022 – Em ano eleitoral no país, assuntos como segurança, educação, saúde e economia preocupam a população. Para entender a opinião e sentimento do brasileiro sobre estes temas e a retomada das atividades pós-pandemia, a Hibou – empresa especializada em pesquisa e monitoramento de mercado e consumo, traz dados inéditos da sua última pesquisa “Atualidades – Brasil” que buscou a opinião de 2140 pessoas. O painel de pesquisa foi feito recentemente entre os dias 28 e 29 de maio de 2022.

Medo da violência cada vez maior

A segurança tem despertado muito receio entre os brasileiros, especialmente com a volta da rotina presencial no trabalho, lazer, etc. Atualmente o Brasil enfrenta altos índices de latrocínios, assaltos a celulares e golpes digitais. Segundo a pesquisa, 62% dos brasileiros temem a violência urbana, como os assaltos e latrocínios. 34% estão atentos aos golpes via PIX, redes sociais e WhatsApp; 29%, aos ladrões disfarçados de entregadores; e apenas 2% não consideram os fatores anteriores como de risco.

Ainda relacionado à violência, 33% têm receio ao observarem o aumento dos feminicídios e da violência doméstica; 15%, da violência policial e 13%, os homicídios.

Eleições, uma grande preocupação

De acordo com o levantamento, 48% da população afirma falta de opção de candidatos para votar para Presidente da República. Além disso, 41% têm receio de que aconteça um golpe nessas eleições e 37% estão assustados com falas racistas e machistas externadas por alguns políticos já eleitos.

Os últimos acontecimentos globais também são temidos pelos brasileiros. 38% temem que a invasão da Ucrânia e a guerra com a Rússia influencie as eleições no Brasil. E, por fim, 19% têm receio que a urna eletrônica não seja segura.
“Neste período os assuntos que tangem à população são colocados em pauta, com promessas de melhorias e avanços em campanhas eleitorais. Percebemos que os brasileiros não querem decidir pelo candidato ‘menos pior’ e quase metade dos eleitores ainda não fez a sua decisão”, observa Lígia Mello, coordenadora da pesquisa e sócia da Hibou.
Inflação, a nova insônia do brasileiro

O brasileiro perdeu o poder de compra e tem sofrido impactos tanto da inflação quanto do desemprego. A alta da inflação, por exemplo, assusta mais da metade da população, representada por 51%. O alto índice de desemprego preocupa a 39% e o preço do combustível a 37%. Outros fatores citados foram o custo da cesta básica (27%); a desvalorização do Real (19%); o custo das frutas e verduras (9%); o valor do gás de cozinha (8%).
“As finanças pessoais estão negativamente impactadas e um aspecto leva ao outro, como a alta da inflação afeta o desemprego e, por consequência, a percepção real mesmo entre as contas e compras de consumo básicos”, afirma Lígia.
Covid-19 ainda provoca temor nas pessoas

Ainda entre os pontos de atenção, está a saúde do brasileiro e de que maneira a população está se cuidando. O coronavírus e outras doenças têm sido debatidos e ainda estão entre os tópicos que causam preocupação. Para 47% há uma preocupação na baixa do atendimento do serviço público de saúde; 44% temem o aumento de casos de Covid-19 no Brasil; 42% se preocupam com as pessoas que não tomam vacina; 37% estão atentos ao avanço da varíola pelo mundo; 8%, na volta ao uso de máscara.
Educação com estruturas abaladas

Uma das grandes angústias do país é a educação. De acordo com o estudo “Atualidades – Brasil”, para os brasileiros, a educação sofre nos seguintes pontos: 57% relatam baixa performance do Ensino Fundamental e Médio; 34% evasão educacional no ensino público; 29% qualificação dos profissionais que cuidam de crianças pequenas; 17% falta de creches para crianças pequenas; 15% custo das mensalidades em escolas particulares; 14% dificuldade de entender as novas profissões/oportunidades de trabalho; 13% falta de vagas nas escolas públicas e 3% custo dos cursos de contraturno.

 

“Com o olhar para o futuro, não ter uma estrutura para a educação no Brasil levanta pontos sérios de atenção. Observa-se muitos alunos saindo das escolas sem aprender ou desistindo de estudar. Essa é uma preocupação que os brasileiros têm vivido, junto aos demais aspectos sociais que estão impactando a vida da população”, explica Lígia.

Meio ambiente: desmatamento aflige população

Em relação aos recursos naturais, 47% dos brasileiros se preocupam com o desmatamento na Amazônia; 28% com as queimadas pelo Brasil. A falta de cuidado com o meio ambiente em geral é um temor coletivo: 21% se preocupam com a poluição de rios nas cidades; 8% com a poluição das praias. 33% estão temerosos com a diminuição do nível de água nos reservatórios; 30% com a falta de reciclagem do lixo urbano e 23% com o crescimento dos garimpos ilegais.

E aí? Como será o amanhã?
A retomada da economia neste período pós-pandemia não é otimista. Quase metade dos brasileiros não considera que o Brasil está retomando um caminho positivo. Para 48%, o Brasil está se recuperando de forma pior do que outros países desenvolvidos; 19% acredita que o país tem se recuperado na mesma taxa que outros países desenvolvidos; 16% afirma que está se recuperando melhor que outros países desenvolvidos. 17% alegaram não ter conhecimento ou preferiram não responder.
Além disso, metade da população observa o Brasil como um país mais apático e isolado no cenário mundial. Ou seja, 50% afirmam que o país está ocupando uma posição menos importante durante o último governo e para 24%, o Brasil ocupa uma posição mais importante durante o último governo. Por outro lado, 15% acredita que não houve mudança de posição do País durante o último governo. 11% não sabem ou preferiram não responder.
Metodologia

A pesquisa “Atualidades – Brasil” foi desenvolvida pela Hibou por painel de pesquisa com 2140 pessoas. O levantamento foi feito nos dias 28 a 29 de maio de 2022 e apresenta 2,1% de margem de erro a 95% de intervalo de confiança.
Sobre a Hibou
Hibou é uma empresa especializada em pesquisa e monitoramento de mercado e consumo, atuante há mais de 15 anos. A Hibou trabalha o tempo todo com informação e olhares inquietos sempre do ponto de vista do consumidor. A empresa produz conteúdo qualificado utilizando ferramentas proprietárias para aplicação de pesquisas e análises de profissionais com mais de 25 anos de experiência. A Hibou oferece pesquisas qualitativas, quantitativas; exploratórias; de profundidade; de campo; dublê de cliente; desk research; monitoramento de comportamento; presença de marca; expansão de região; expansão de mercado para produtos e serviços; teste de produto e hábitos de consumo.

Posts Relacionados

Construsul BC estreia com sucesso e confirma edição 50% maior para 2025

Brasil vacina apenas 22% do público-alvo contra a gripe, aponta Ministério da Saúde

Zoom 80´s Club traz de volta os bons tempos de BC

Balneário Camboriú recebe unidade da SuperGeeks

Com estreia otimista, Construsul BC reúne milhares de profissionais da Construção Civil em Santa Catarina

Suspeitos de desvio de verbas do SUS são alvos de operação da PF em Balneário Camboriú

Guarda Municipal é acionada após mais 30 ciclistas causarem baderna na Estrada da Rainha

Dupla é presa por tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo no Bairro Pioneiros

Mulher é flagrada levando drogas escondidas nas partes íntimas para filho na prisão de Itajaí

Festival do Mar de Bombinhas reúne mais de 90 mil pessoas em cinco dias de festa