Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

7° Juntos pelo Rio recolheu dez toneladas de resíduos dos rios da região

7° Juntos pelo Rio recolheu dez toneladas de resíduos dos rios da região

Ação reuniu cerca de 800 voluntários no sábado (24)

A sétima edição do mutirão de limpeza Juntos pelo Rio e Contra o Aedes aegypti recolheu, no sábado passado (24), dez toneladas de resíduos dos rios da região. Cerca de 800 voluntários e 20 embarcações ajudaram na coleta dos materiais em Itajaí, Navegantes e Penha. O montante de lixo retirado dos rios foi 47% maior do que no ano passado, quando foram recolhidas 6,8 toneladas de resíduos recicláveis e não recicláveis.

Organizado pelo Município de Itajaí, por meio do Porto de Itajaí e Semasa, o mutirão é alusivo ao Dia Mundial da Água e tem como objetivo sensibilizar a população para a quantidade de lixo que é despejada nos rios. Ao todo, as cooperativas participantes contabilizaram três toneladas de resíduos recicláveis e sete toneladas de materiais não recicláveis.

“O mutirão tem contribuído na conscientização da comunidade e todos os anos sempre há muitos voluntários engajados. Porém, infelizmente, a cada ano nos impressionamos com os resíduos que encontramos nos rios. Já chegamos a retirar cinco geladeiras em uma edição do mutirão e neste ano novamente foi recolhida uma grande quantidade de lixo”, relata Natália Pires, uma das responsáveis pela organização do evento.

Nesta edição, os voluntários fizeram a limpeza no Rio Itajaí-Açu (Itajaí e Navegantes), na Baía Afonso Wippel, no canal retificado do Rio Itajaí-Mirim (bairro São Vicente) e no Rio Gravatá (Navegantes e Penha). Por terra, os trabalhos se concentraram na Avenida Beira-Rio, Molhes da Barra, Praia da Atalaia e prainhas.

[themoneytizer id=”16208-28″]

 

Os agentes de endemias da Secretaria de Saúde de Itajaí também participaram do mutirão promovendo uma blitz educativa de combate à dengue, chikungunya e zika vírus na Avenida Beira-rio.

Já na Marina Itajaí, foram oferecidas oficinas de educação ambiental para crianças, música ao vivo, exposições e orientações para o combate ao Aedes aegypti com brincadeiras de caça ao tesouro, organizadas pelo Núcleo de Controle de Zoonoses da Vigilância Epidemiológica de Itajaí.

Posts Relacionados

Projeto itinerante leva música para escolas da Grande Florianópolis

Declaração de Imposto de Renda pode apoiar projetos sociais em Santa Catarina

Empreende Brazil Conference reunirá grandes nomes de empresas líderes de mercado

Concessionárias Aegea em SC investem 250 milhões em abastecimento e esgotamento sanitário

Diário da Cidade

MEIs agora têm até agosto para se cadastrar no Domicílio Eletrônico Trabalhista

Estrelas Costao premia top parceiros do Costao do Santinho Resort

A importância do sono para a aprendizagem infantil

Santa Catarina recebe curso de simulação realística sobre tecnologia não invasiva de monitoramento do risco de Hipertensão Intracraniana da brain4care

MPF/SC prestigia posse da primeira indígena na coordenação do DSEI interior sul

Queijo de Iraceminha está na lista dos melhores do mundo