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Estudantes da Udesc Ceart promovem oficina de teatro para mulheres idosas em Tubarão

Os estudantes de Licenciatura em Teatro, do Centro de Artes (Ceart), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), Geruza Bandeira e Túlio Fernandes realizam a oficina “Teatro e Memórias da Grande Enchente”, na cidade de Tubarão. Serão quatro trabalhos voltados à iniciação teatral, com mulheres idosas em vulnerabilidade social e atendidas nos Centros de Referência da Assistência Social (Cras), da cidade que fica no Sul do Estado.

As atividades serão ministradas em parceria com a Secretária de Desenvolvimento Social de Tubarão, nos grupos de terceira idade dos Cras, no qual participam somente mulheres. No Cras do bairro Passagem, o trabalho acontece nos dias 9 e 16 de março, e no Cras do bairro Oficinas, nos dias 10 e 17 de março, das 14h às 15h30. O público estimado para participar é de 50 pessoas, com idades entre 60 e 80 anos.

O projeto tem o objetivo de resgatar e investigar, de forma artística, as memórias a respeito da enchente de 1974, ao trabalhar com a improvisação teatral e a contação de histórias. O trabalho, tem apoio dos professores do Departamento de Artes Cênicas (DAC) do Ceart, Filipe Brancalião e Vicente Concilio. O projeto foi contemplado no edital Aldir Blanc de 2021.

Segundo Túlio Fernandes, que é natural de Tubarão, e um dos facilitadores da oficina, a vontade de trabalhar com as memórias da cidade natal, começou em 2019. A partir de disciplinas do curso de Teatro, ele participou da performance “Narrativas de Infâncias para Ninar um Mundo Doente”, o que o levou a investigar memórias de infância e de sua família.

A partir dessas memórias, Túlio criou uma contação de histórias sobre a enchente de 1974 e foi quando percebeu a “potência do teatro ligado com as memórias locais”, como descreve, o levando a idealizar o projeto cultural, junto a colega de curso Geruza Bandeira. “Trabalhar junto aos Centros de Referência de Assistência Social vem ao encontro de facilitar o acesso à cultura para uma população em vulnerabilidade social e que não possuem ou possuíram um contato recorrente com a linguagem teatral”, acrescenta Fernandes que cita também a importância das pesquisas da professora Marcia Pompeo Nogueira, na disciplina Metodologia de Ensino de Teatro na Comunidade, que deu a base para a criação do projeto.

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