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Obra no canal do Rio Águas Vermelhas pretende amenizar enchentes em Joinville

Primeira etapa do Projeto Viva Cidade 2 consiste na dragagem do rio e já aponta melhorias para a comunidade e o meio ambiente nos bairros adjacentes

          O Projeto Viva Cidade 2 tem como objetivo a revitalização ambiental e urbana de Joinville para contribuir com a melhoria de qualidade de vida da comunidade. Isso será feito a partir de ações como dragagem, limpeza, alargamento e melhorias ambientais, que proporcionarão a mitigação de riscos de inundações, ampliação do acesso aos serviços de saneamento básico, a preservação dos mananciais e o aumento da capacidade operacional e de gestão do município. A Submar Dragagens é a empresa vencedora da licitação e responsável pela execução do projeto de dragagem e desassoreamento e já avalia bons resultados nesses primeiros meses de trabalho. Moradores de três bairros da Zona Oeste devem ser diretamente beneficiados e mais dois de forma indireta, com a redução no risco de enchentes e alagamentos.

A Submar Dragagens realizará o perfilamento completo do rio, juntamente com serviços adicionais, como o plantio de mudas, hidrossemeadura, drenagem, compactação de solos e monitoramento ambiental, recuperando a área afetada com as operações da empresa.  “O Projeto Viva Cidade 2 é uma execução detalhada e extensa, e por isso, exige uma equipe preparada e diferentes equipamentos para a realização de cada etapa planejada. Teremos mais de 40 colaboradores da Submar no decorrer da execução de toda da obra, que atuam junto com uma draga de sucção e recalque, escavadeiras, balsas, além de barcos e caminhão basculante”, comenta Rogério Júnior, engenheiro e sócio-administrador da Submar Dragagens.

 

Benefícios à população e ao meio ambiente

Considerada crucial para a cidade, a obra visa ampliar a profundidade do canal do Rio Águas Vermelhas, e principalmente, a largura de abertura do rio. “Essa é uma iniciativa que deve trazer muitos benefícios para a região, como prevenção de inundações; entrega de canal mais profundo para maior vazão; melhoria da infraestrutura local; e redução de impactos ambientais, com a adoção de práticas ecoeficientes durante todo o processo de execução da obra, com um monitoramento ambiental rigoroso. O serviço mais impactante no perfilamento do canal ocorre na largura do rio. Em alguns trechos, que possuíam 6 metros na parte superior, hoje já estão com 23 metros na parte superior e 12 metros na parte inferior, um aumento significativo, e esse processo é importante para dar mais fluidez ao rio”, pontua Júnior.

De acordo com ele, já é perceptível uma maior dificuldade de encher o rio com qualquer chuva, o que não acontecia antes da dragagem. “Antes, bastava uma precipitação para o rio transbordar. No entanto, após a conclusão do projeto, espera-se um impacto extremamente positivo. Com o aumento da calha do rio realizado pela Submar Dragagens, prevemos uma redução significativa nas inundações frequentes observadas atualmente”, avalia Júnior.

As obras de dragagem e desassoreamento do Rio Águas Vermelhas vão beneficiar diretamente a população dos bairros Nova Brasília, Morro do Meio e Vila Nova. As comunidades de São Marcos e Glória também poderão sentir os impactos positivos. Cerca de 467 mil metros cúbicos serão dragados em aproximadamente 11 quilômetros de obra. Na fase atual, as máquinas começaram a atuar no trecho que vai da Rua XV de Novembro até a Estrada Arataca, onde a largura do rio chegará até 24 metros. A ampliação melhora o escoamento das águas e contribui para amenizar cheias e alagamentos em bairros como Vila Nova, São Marcos, Morro do Meio e Nova Brasília.

 

Etapas da obra

A extensão da obra de perfilamento do rio Águas Vermelhas está dividida em quatro trechos:

  • Trecho 1: Foz do rio Águas Vermelhas com rio Piraí até Linha Férrea (2,054 km)
  • Trecho 2: Linha Férrea até Rua Minas Gerais (2,7 km)
  • Trecho 3: Rua Minas Gerais até Estrada Arataca (2,25 km)
  • Trecho 4: Estrada Arataca até Rua XV de Novembro (3,65 km)

 

O perfilamento começou pelo trecho 3, entre a Rua Minas Gerais e a Estrada Arataca e já foi concluído. Os equipamentos deverão deslocados para o trecho 2 (Rua Minas Gerais e Linha Férrea). Dessa forma, as obras nos trechos 4, que iniciaram em abril, e 2, deverão ocorrer em paralelo. Após término das etapas 2 e 4, a obra avançará para a etapa 1 (Linha Férrea até a foz do rio com o Piraí). Esse trecho também será feito com draga.

Os trabalhos são realizados pela Prefeitura de Joinville por meio da Secretaria de Infraestrutura Urbana (Seinfra). A gestão geral da obra é da Secretaria de Infraestrutura Urbana (Seinfra). A execução é da empresa Submar Dragagens, com supervisão do consórcio Nippon Koei LAC/Azimute Engenharias. Os investimentos somam R$ 31,7 milhões para realização de obras nos 10,6 quilômetros de rio onde será feito o perfilamento, com financiamento internacional do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). A previsão é que as obras do Projeto Viva Cidade 2 sejam concluídas até julho de 2025.

 

Sobre a Submar Dragagens

Com 27 anos de atuação no mercado, a Submar Dragagens oferece serviços de dragagens, desassoreamento e batimetria e em todo o Brasil, atuando em projetos de pequeno, médio e grande porte. É equipada com dragas, escavadeiras hidráulicas, balsas flutuantes e diversos equipamentos necessários para a execução dos serviços oferecidos pela empresa. Conta com uma equipe de profissionais habilitados e treinados, para garantir a melhor qualidade de seus serviços e transmitir segurança ao cliente.

Além disso, a Submar está em conformidade com as normas ISO 9001, ISO 14001 e ISO 45001, que asseguram o mais alto padrão de qualidade, segurança e respeito ao meio ambiente, através da certificação pelo Bureau Veritas Certification, com o escopo de “Prestação de serviços de batimetria, desaguamento de lodo, dragagem hidráulica e mecanizada, desassoreamento e alargamento utilizando draga de sucção e recalque e escavadeira hidráulica”.

Divulgação Submar

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