Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia BR

Campanha de pintura de bueiros mobiliza mais de 500 alunos na primeira semana

Foram mais de 50 bueiros e bocas de lobo pintados até sexta-feira (25), superando expectativa da organização. Chamada de “Um rio passa por aqui”, ação segue até meados de abril.

Mais de 50 bueiros e bocas de lobo da região foram pintados na primeira semana da campanha educativa “Um rio passa aqui”, com o envolvimento de cerca de 500 alunos de escolas públicas em 55 municípios da região Oeste do Paraná e Mato Grosso do Sul, área de abrangência do reservatório da Itaipu Binacional. A iniciativa é da empresa e Conselho dos Municípios Lindeiros, por meio do Convênio Linha Ecológica.

Além da pintura, os bueiros estão sendo limpos pela comunidade, com acompanhamento e orientação de profissionais. O objetivo é mostrar que o descarte incorreto do lixo pode entupir os bueiros, contaminar rios e prejudicar a segurança hídrica da região. Também estão previstas outras ações, como a recuperação de nascentes, recolhimento de lixo eletrônico e palestras educativas nas escolas.

“Queremos transformar os bueiros e bocas de lobo em espaços de sensibilização ambiental, envolvendo alunos e a comunidade”, explicou a gestora do Convênio Linha Ecológica, Lucilei Bodaneze Rossasi, da Divisão de Educação Ambiental de Itaipu.

Segundo ela, “a proposta trouxe à tona a importância das galerias pluviais, espaços destinados exclusivamente para drenagem urbana e que muitas vezes são usados como depósitos de resíduos, causando entupimento e proliferação de insetos e animais que podem trazer problemas de saúde à população”.

 

A campanha foi lançada no dia 21 de março, véspera do Dia Mundial da Água, e segue até meados de abril. As duas melhores ações de cada município serão premiadas com um kit pedagógico. A expectativa da organização é envolver mais de cem escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) da rede pública de ensino, reunindo alunos do primeiro ao quinto ano.

A ação foi inspirada na campanha “Mares Limpos – o Mar começa aqui”, lançada pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2019.

Fotos: Divisão de Educação Ambiental/Itaipu.

Posts Relacionados

Médicos alertam para risco de distúrbio na menopausa causado pela lipedema

Farmácias Nissei transformam mais de 400 lojas em pontos de doação para vítimas das enchentes do Rio Grande do Sul

Feedback, check out, business: ranking revela os termos do vocabulário corporativo mais pesquisados pelos internautas

Filtro de barro: invenção brasileira é considerada um dos melhores purificadores de água

Comunicado Oficial – Winter Play 2024

Pet já faz parte da família e compra de ração em supermercados é tendência do consumidor

Sodiê mobiliza franquias de Santa Catarina para auxiliar vítimas do Rio Grande do Sul

Max Mohr dará auxílio moradia de até seis meses para profissionais vindos do RS

Dono do Fort Atacadista, Grupo Pereira dobra as doações para o Troco Solidário em prol das vítimas das enchentes

Startup oferece cursos de idiomas gratuitos online