Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Esportes SC

Balneario Camboriu: FMEBC atende mais de dois mil atletas e alunos nas escolinhas municipais

A Fundação Municipal de Esportes de Balneário Camboriú (FMEBC) atua com ações voltadas para a humanização e baseadas em quatro pilares essenciais: a inclusão social, a saúde, o lazer e o rendimento. O seu papel dentro da sociedade é, além de desenvolver atletas-cidadãos, resgatar a memória esportiva de BC e fazer com que o cotidiano do município seja saudável, estabelecendo uma relação positiva entre atividade física e saúde.  Atualmente a FMEBC oferece mais de 70 escolinhas, divididas em 25 modalidades, e atende de forma gratuita aproximadamente 2600 atletas/alunos do município. 

Entre as principais modalidades esportivas oferecidas pela FMEBC estão: Atletismo, Basquetebol, Boxe, Bocha, Bicicross, Beach Tennis, Ciclismo, Futsal, Futebol, Futebol de Areia, Futevôlei, Ginástica Artística, Handebol, Judô, Jiu Jitsu, Karatê, Muay Thai, Rugby, Surf, Taekwondo, Tênis de Mesa, Tênis de Campo, Voleibol, Vôlei de Praia e Xadrez. Além destas, a FMEBC também conta com a parceria da Associação de Apoio as Famílias de Deficientes Físicos (AFADEFI) e oferece modalidades do paradesporto como Atletismo; Tênis em cadeira de rodas; Futsal para Surdos; Basquete em cadeira de rodas e Bocha adaptada. Também faz parte das atividades da FMEBC o programa Maturidade Saudável voltado exclusivamente para o atendimento da melhor idade.

A equipe de profissionais da Fundação é formada por 48 professores de Educação Física que coordenam as atividades que acontecem nos três ginásios do município, Centro Esportivo e de Artes Marciais, Campos Municipais, Orla da praia, Pista de Bicicross, Centros comunitários, nas quadras e espaços de Escolas com as atividades de contraturno e em parcerias com instituições.

Confira os locais de atividades das escolinhas da FMEBC

Faz parte da estrutura da FMEBC as atividades nos Ginásios de Esportes Irineu Bornhausen (G1) no Bairro dos Estados; Multieventos Sérgio Lorenzato (G2) no Bairro das Nações; e Ginásio Multieventos Hamilton Linhares Cruz (G3) no Bairro da Barra.

Os campos municipais que recebem escolinhas, treinamentos de alto rendimento e eventos esportivos estão distribuídos em diferentes bairros da cidade, são eles: Campo do Bairro das Nações (C1); Campo da Vila Real (C2); Campo Nova Esperança (C3); Campo Bairro dos Municípios (C4); e Campo do Bairro da Barra (C5).

Para ampliar ainda mais o número de pessoas com acesso ao esporte, a FMEBC também oferece escolinhas dentro de 13 escolas do município, são elas: Antônio Lúcio, Ariribá, CAIC, FAG, Laureano Pacheco, Maria da Glória, Médici, Nova Esperança, Dona Lili,Tomaz Garcia, Giovania de Almeida, Vereador Santa e unidade da UDESC em BC.

Além de todos esses espaços a FMEBC também tem parceria com duas empresas, que recebem escolinhas de Futebol Society, Tênis Adaptado e Tênis de Quadra, são elas CELD Futebol Clube e MVB Treinamentos respectivamente.

Maturidade Saudável

O programa Maturidade Saudável foi lançado em 31 de março de 2010, com o objetivo de promover entre o público da terceira idade, a prática esportiva de forma abrangente em modalidades como handebol, basquete e vôlei (todas de forma adaptada à idade), dança, jogos de mesa, ciclismo, peteca, bocha, malha, atletismo, além dos núcleos de atividades especiais destinados a grupos como hipertensos, diabéticos, deficientes físicos, dentre outros.

Em 2011 o programa foi ampliado para todos os bairros da cidade, descentralizando as atividades e atendendo mais pessoas. O programa, que foi criado para atender a pessoa idosa, vem ganhando outro desdobramento, pois a partir de 2011 passou a atender o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e o Centro Integrado Solidariedade e Saúde (CISS) da Secretaria Municipal de Saúde. O CAPS é unidade de saúde que atende portadores de transtornos mentais e usuários de álcool e outras drogas e o CISS uma unidade especializada no atendimento de HIV/AIDS e com infecções (tuberculose, hepatites e doenças sexualmente transmissíveis – DST).

Entre os principais projetos e atividades que compõem o Programa Maturidade Saudável estão:

Projeto Pedala na Orla Marítima, que tem como objetivo oportunizar aos idosos mais uma atividade física a beira mar. Essa atividade oferece ao grupo uma pedalada com acompanhamento de um profissional de educação física, e ajuda a melhorar a capacidade cardiovascular, além de criar um vínculo de integração entre os ciclistas. Pilates; Jogos de mesa; Bocha; Malha; Ginástica Laboral; Núcleos de Atividade Física; Núcleos de Grupos Especiais em que profissionais de educação física são inseridos nos grupos especiais no NAI e no CAPS e realizam atividades específicas para suas necessidades sendo supervisionado por um grupo de profissionais da área da saúde; Modalidades adaptadas de handebol, voleibol, Yôga, Ginástica, dança coreográfica; Grupo de dança Balanço das Ondas; entre tantos outros.

O programa conta atualmente com 950 alunos e tem sete profissionais de educação física que atuam em 18 pólos diferentes. São eles os Ginásios de Esportes do município (G1, G2, G3), vários pontos da Praia Central; do Pontal Norte à Barra Sul, Centros Comunitários, Núcleo de Atendimento ao Idoso (NAI), Associação Ariribá, nas Unidades de Saúde (Bairro das Nações, Vila Real, Posto Central) e Centro de Atenção Psicossocial. 

Como participar das atividades da FMEBC

Os interessados em participar das escolinhas da FMEBC podem se inscrever direto com o professor, no local e horário da atividade escolhida. Para conferir as modalidades oferecidas, horários e locais, é só acessar o site da FMEBC (www.fmebc.sc.gov.br) e conferir a “Tabela de Horários 2016” na aba “Modalidades”. Caso tenha alguma dúvida o interessado também pode entrar em contato com a Fundação Municipal de Esportes (FMEBC) pelo telefone (47) 3360-0444 ou comparecer na sede, situada na Rua 2.438, nº 146, Centro, com horário de atendimento ao público de 2ª a 6ª feira, das 13h às 19h.

 

Balneario Camboriu FMEBC atende mais de dois mil atletas e alunos nas escolinhas municipais 2 Balneario Camboriu FMEBC atende mais de dois mil atletas e alunos nas escolinhas municipais 3 Balneario Camboriu FMEBC atende mais de dois mil atletas e alunos nas escolinhas municipais 4 Balneario Camboriu FMEBC atende mais de dois mil atletas e alunos nas escolinhas municipais 5 Balneario Camboriu FMEBC atende mais de dois mil atletas e alunos nas escolinhas municipais 6 Balneario Camboriu FMEBC atende mais de dois mil atletas e alunos nas escolinhas municipais 7 Balneario Camboriu FMEBC atende mais de dois mil atletas e alunos nas escolinhas municipais 8 Balneario Camboriu FMEBC atende mais de dois mil atletas e alunos nas escolinhas municipais 9 Balneario Camboriu FMEBC atende mais de dois mil atletas e alunos nas escolinhas municipais 22 Balneario Camboriu FMEBC atende mais de dois mil atletas e alunos nas escolinhas municipais 55 Balneario Camboriu FMEBC atende mais de dois mil atletas e alunos nas escolinhas municipais 66 Balneario Camboriu FMEBC atende mais de dois mil atletas e alunos nas escolinhas municipais 999 Balneario Camboriu FMEBC atende mais de dois mil atletas e alunos nas escolinhas municipais

Prefeitura de Balneário Camboriú
Fundação Municipal de Esportes (FMEBC)

Texto e foto: Bruna Horvath

Posts Relacionados

Tratamento para pacientes com Diabetes Tipo 2 não será coberto pelos planos de saúde

Nova alíquota de importação deve impulsionar mercado de brinquedos em 2021

Camboriú empata com Fluminense e leva o título do turno da Segundona de SC

Cambura vence o Juventus e volta para a liderança do Catarinense Série B

Minibasquete e atletismo nessa sexta-feira no JEBEQUINHO

Comemoração dos 40 anos de ginástica na praia foi nessa quinta-feira

Balneário Camboriú sedia Liga SC de Handebol Feminino nesse sábado

Atletas representam Balneário Camboriú na Liga Catarinense de Voleibol nesse domingo

Copa Yokohama de Karatê terá 15 atletas de Balneário Camboriú

Do coração do Brasil para o 10º Transcatarina