Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

Udesc abre inscrição de curso virtual sobre Astronomia para docente da educação básica

Até o próximo domingo, 29, a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) estará com inscrições abertas para um curso sobre Astronomia, na modalidade de educação a distância (EAD), voltado a professores dos anos iniciais do ensino fundamental. As vagas são limitadas e serão preenchidas segundo a ordem de inscrição. Acesse o formulário de inscrição.

Entre os tópicos previstos, estão: astronomia e cultura, astronomia e o tempo, elementos do céu diurno e noturno, formato da Terra e gravidade, estações do ano, fases da Lua e eclipses, sistema solar e observação do céu.

Ligado ao programa de extensão Ciência Viva Udesc Oeste, o curso é ofertado pelos centros de Educação Superior do Oeste (CEO), de Educação a Distância (Cead) e de Ciências Humanas e da Educação (Faed).

Também atuarão professores da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), do Instituto Federal Catarinense (IFC), da Universidade Estadual Paulista (Unesp) e da Rede Municipal de Educação de Florianópolis.

Educação em Astronomia

A equipe docente é formada por profissionais da área de Educação em Astronomia de diferentes instituições do País, que atuam diretamente com ensino da ciência multidisciplinar em diversos contextos.

Segundo o coordenador do curso, Daniel Iunes Raimann, a ação visa complementar a formação de professores e estudantes de licenciatura em Pedagogia na área específica de Astronomia, necessária para que possam cumprir o estabelecido na Base Nacional Comum Curricular para a educação básica.

A atividade foi elaborada a partir dos resultados da pesquisa “Formação em astronomia de professores e estudantes de licenciatura em pedagogia”, bem como da análise da literatura e de documentos oficiais relacionados ao ensino de Astronomia nos anos iniciais.

Cronograma

O curso tem 60 horas de duração, distribuídas ao longo de 16 semanas, entre junho e novembro, e o cursista pode organizar seus horários e realizar as atividades no seu próprio ritmo.

“O ideal é que possa dedicar quatro horas semanais às atividades propostas, que consistem em leitura de textos, videoaulas, fóruns de discussão, questionários, observações e registros do céu”, afirma Raimann. As atividades online serão realizadas por meio da plataforma Moodle Udesc.

Abertura

De 4 a 12 de junho, haverá uma semana de ambientação para que os inscritos conheçam a plataforma e suas ferramentas. As atividades iniciarão de fato em 13 de junho, quando ocorrerá um encontro síncrono de recepção, com participação da professora Érica de Oliveira Gonçalves, da Rede Municipal de Educação de Florianópolis, sobre o tema “Reflexões: Introdução ao ensino e a aprendizagem de astronomia nos anos iniciais do ensino fundamental. O encerramento está previsto para a última semana de novembro.

Em Florianópolis e Chapecó, serão promovidos alguns eventos presenciais ao longo do período do curso, de participação opcional. Serão emitidos certificados aos cursistas que realizarem pelo menos 75% das atividades propostas.

Esta será a segunda edição do curso; a primeira foi realizada no ano passado. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail espacoastronomia@gmail.com.

Foto: Nasa

Posts Relacionados

Projeto itinerante leva música para escolas da Grande Florianópolis

Declaração de Imposto de Renda pode apoiar projetos sociais em Santa Catarina

Empreende Brazil Conference reunirá grandes nomes de empresas líderes de mercado

Concessionárias Aegea em SC investem 250 milhões em abastecimento e esgotamento sanitário

Diário da Cidade

MEIs agora têm até agosto para se cadastrar no Domicílio Eletrônico Trabalhista

Estrelas Costao premia top parceiros do Costao do Santinho Resort

A importância do sono para a aprendizagem infantil

Santa Catarina recebe curso de simulação realística sobre tecnologia não invasiva de monitoramento do risco de Hipertensão Intracraniana da brain4care

MPF/SC prestigia posse da primeira indígena na coordenação do DSEI interior sul

Queijo de Iraceminha está na lista dos melhores do mundo