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Dia dos Namorados: dicas para que o presente caiba no orçamento

Planejar as compras e optar por confeccionar os presentes são algumas das dicas da economista e professora da UniSul, Ivone Junges 
As datas comemorativas sempre aquecem as vendas no comércio pela procura de presentes. No próximo dia 12 de junho, em que é comemorado o Dia dos Namorados, os casais geralmente querem dar algum presente especial. Para atender à demanda desta data, as lojas oferecem opções para todos os gostos e preços. No entanto, este ano, a previsão de acordo com uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), 31% dos entrevistados pretendem gastar o mesmo valor que em 2021 e 18% devem gastar menos, sendo as principais razões: economizar (53%), situação financeira difícil (50%) e inflação e instabilidade econômica (25%).

 

Para Ivone Junges, economista e professora dos cursos de Gestão da UniSul, integrante do Ecossistema Ânima Educação, é possível economizar e ter ideias de presentes criativos que não irão comprometer o orçamento pessoal. “É importante conhecer o gosto da pessoa que se pretende presentear. Ter criatividade e surpreender são tão valiosos quanto o dinheiro gasto na lembrança. Isso impacta positivamente na relação; emociona tanto de quem presenteia quanto quem é presenteado”, afirma. Confira abaixo as sugestões da especialista para poupar dinheiro com o presente da pessoa amada:

 

Planeje

Para não ultrapassar o valor desejado, toda compra precisa ser planejada e pensada com antecedência. “Faça mais de um orçamento, conheça o estabelecimento em que está adquirindo o bem ou serviço, estude o produto que irá comprar e procure por opções similares que tenham a mesma qualidade. Mesmo que a loja esteja em promoção, o ideal é pensar muito bem antes de comprar”.
Faça você mesmo

O produto elaborado pela própria pessoa pode sair mais barato em alguns casos, dependo do que se pretende produzir. A questão neste caso não é o preço e sim o valor simbólico do que representa. Existe um alto valor na produção manual e personalizada, que inclui dedicação, afeto, tempo, planejamento, que é difícil mensurar em termos de preços. “Para quem tem domínio das técnicas de crochê, tricô, costura, com as temperaturas baixas que estamos enfrentando, alguns acessórios de roupas são mais que bem-vindos”, indica Ivone.
Artesãos locais

Já para os que não têm habilidades manuais para produzir o presente podem optar por comprá-lo de artesãos locais, o que também garante a exclusividade do item. “No calendário das cidades, temos sempre feiras de artesanato, nas quais é possível encontrar desde objetos de decoração, acessórios pessoais, roupas às utilidades do dia a dia”, sugere a professora da UniSul.
Não deixe para a última hora

Decidir comprar o presente de última hora pode ser vantajoso, por conta dos possíveis descontos que os comerciantes utilizam para esvaziar o estoque, porém é possível se deparar com a falta de opções de produtos. Neste caso, o maior risco é ter menos possibilidades de escolha, como tamanhos, cores, formatos, entre outras características.
Compras online

“As compras pela internet são uma ótima opção para os consumidores planejados. Aqueles que escolhem e compram com antecedência, estão acostumados com compras neste formato. A grande desvantagem é em casos de produtos que precisam ser trocados, que pode tornar esse processo mais trabalhoso”, conclui a economista.

Além disso, a professora da UniSul destaca a necessidade de checar o valor do frete e se o estabelecimento conta com a opção ‘retirar na loja’, que pode sair mais barato.

 

Sobre a UniSul

Com 57 anos de história, a UniSul, integrante do Ecossistema Ânima Educação desde 2021, conta com campi localizados em: Araranguá, Balneário Camboriú, Braço do Norte, Criciúma, Florianópolis-Centro, Florianópolis — Continente, Florianópolis –Ilha, Içara, Itajaí, Pedra Branca e Tubarão. A instituição tem seus cursos consagrados entre os melhores do Sul do Brasil, e também uma das marcas empresariais mais lembradas da região, obteve conceito máximo (5) na avaliação do Ministério da Educação (MEC). A universidade é a mais premiada pela ADVB catarinense — Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil. Tem em seu portfólio 70 cursos de graduação, 60 de nível especialização, além de cinco cursos de Mestrado, nas seguintes áreas: Administração, Educação, Ciências Ambientais, Ciências da Saúde e Ciências da Linguagem, e quatro programas de Doutorado organizados pelas áreas de Administração, Educação, Ciências da Saúde e Ciências da Linguagem. A instituição possui a tradição de universidade empreendedora e participativa no próprio desenvolvimento de Santa Catarina — foi a primeira universidade de ensino superior a participar do planejamento pioneiro do estado em 1973.

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