Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia BR

Maio Roxo: médico alerta sobre os sintomas das Doenças Inflamatórias Intestinais

No mês de conscientização das DIIs, o gastroenterologista Nelson Cathcart Jr. destaca que os sintomas das doenças, que são autoimunes, devem ser investigados desde cedo

 

Mais de 5 milhões de pessoas em todo o mundo, de acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), são afetadas pelas Doenças Inflamatórias Intestinais (DIIs). No Brasil, segundo a Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBCP), cerca de 1,6 milhão de pessoas sofrem com as DIIs, que são autoimunes. Já Santa Catarina, configura como o terceiro estado brasileiro com maior prevalência acumulada das doenças de Crohn e retocolite ulcerativa.

O médico gastroenterologista Nelson Cathcart Jr., que atua em Florianópolis, explica os principais sintomas das DIIs são: diarreia crônica (aquela que dura por mais de 30 dias), dor abdominal, sangramento nas fezes, perda de peso, fadiga, febre, náusea e vômito.

“E como são doenças autoimunes, as quais não apresentam um claro método de prevenção, é recomendado que a pessoa busque ajuda médica logo que apresentar alguns desse sintomas”, alerta.

Além dos sintomas já elencados, exames complementares como laboratoriais de sangue e fezes, colonoscopia com biópsia, tomografia ou ressonância magnética, entre outros, ajudam no diagnóstico correto da doença e no tratamento precoce.

“Apesar de não falarmos em cura, é importante ressaltar que existem tratamentos que ajudam no controle das doenças e garantem uma melhor qualidade de vida aos pacientes”, compartilha o médico.

Especialista em doenças do estômago e intestino, Nelson ressalta que as doenças de Crohn e retocolite ulcerativa podem afetar pessoas de qualquer idade, desde a infância até os mais idosos, no entanto, seu pico de apresentação envolve jovens e adultos com idade entre 15 e 40 anos.

“É importante destacar ainda que a doença é sistêmica e a inflamação no intestino pode gerar lesões nas articulações, pele, olhos e fígado, o que chamamos de manifestações extra intestinais”, completa.

 

Maio Roxo

Como não existe cura, e as causas ainda são pouco conhecidas pela população, a campanha do Maio Roxo promove, ao longo do mês, campanhas e ações de conscientização sobre as Doenças Inflamatórias Intestinais, as DIIs. O Dia Mundial da Doença Inflamatória Intestinal é celebrado em 19 de maio.

Posts Relacionados

Médicos alertam para risco de distúrbio na menopausa causado pela lipedema

Farmácias Nissei transformam mais de 400 lojas em pontos de doação para vítimas das enchentes do Rio Grande do Sul

Feedback, check out, business: ranking revela os termos do vocabulário corporativo mais pesquisados pelos internautas

Filtro de barro: invenção brasileira é considerada um dos melhores purificadores de água

Comunicado Oficial – Winter Play 2024

Pet já faz parte da família e compra de ração em supermercados é tendência do consumidor

Sodiê mobiliza franquias de Santa Catarina para auxiliar vítimas do Rio Grande do Sul

Max Mohr dará auxílio moradia de até seis meses para profissionais vindos do RS

Dono do Fort Atacadista, Grupo Pereira dobra as doações para o Troco Solidário em prol das vítimas das enchentes

Startup oferece cursos de idiomas gratuitos online