Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Itajai Navegantes

Número de transplantes de córnea ultrapassa 130 procedimentos no Hospital Marieta

Cirurgia foi ampliada na unidade hospitalar desde 2016

A história de Raquel Ghizoni Argenta passou por uma verdadeira transformação. Com visão reduzida, ele passou quase três anos na fila de um transplante para voltar a enxergar. Foi graças a uma córnea transplantada no Hospital Marieta que Raquel renovou – literalmente – seu olhar para a vida. Cirurgias de alta complexidade como estas são realizadas desde 2011 no principal hospital da Foz do Rio Itajaí. E os procedimentos já chegaram a 134 pacientes, gente que voltou a enxergar depois do trabalho realizado pela equipe baseada em Itajaí.

“De 2016, quando passamos a ter um novo olhar sobre esse trabalho em relação aos transplantes de córnea, já tivemos mais de 130 pacientes. É mais de uma centena de procedimentos que mudaram a vida de pessoas das mais variadas idades e que deixaram de enxergar pelos mais diferentes motivos”, revela o doutor Fernando Malfatti, médico responsável pelo serviço de transplante de córnea e ambulatório.  Ele comenta que atualmente são 42 pacientes ativos, que estão aguardando a chegada de um órgão para fazer o transplante.

O médico conta que as córneas chegam via rede estadual de captação e o critério para entrar na fila de espera é bem técnico. “Quando o paciente é atendido no ambulatório e fica definido que necessita de transplante, são solicitados os exames que são avaliados e depois disso é feita a inserção na fila nacional”, explica.

Transplante como sinônimo de possibilidade, de esperança

A oferta de córnea é enviada pelo Sistema Nacional de Transplantes por e-mail ao ambulatório. “Assim que recebemos a informação, disparamos aos médicos que podem dar o aceite ou recusa com duas horas de prazo. Se aceito, é realizada logística pela equipe de oftalmologia do ambulatório em parceria com os hospitais de olhos de Florianópolis ou Joinville”, reforça. Tão logo a logística for definida, são informadas data e hora para o motorista do Hospital Marieta fazer a coleta na rodoviária. Depois disso, a córnea fica armazenada até o dia do transplante. “Após a cirurgia, o acompanhamento é realizado em nosso ambulatório por tempo indeterminado”, completa o doutor Fernando.

“O transplante para mim foi sinônimo de possibilidade, de esperança. Antes a vida era resumida em vultos embaçados, sem cor ou forma. Coisas simples para os outros, tonavam-se um desafio para mim. Lembro bem do quão assustador foi saber que a única solução para o meu caso naquele momento seria o transplante, mas também me lembro da sensação de quando abri os olhos pela primeira vez após o procedimento: o céu era mais azul do que eu lembrava e o pôr sol mais potente do que eu imaginava. Me emocionei ao ler algumas palavras, porque aquilo era tudo que eu sonhava.  Faz um ano que realizei o transplante de córnea do olho esquerdo e um mês do olho direito. A cada dia a vida tem se tornado mais nítida, colorida, brilhante e vibrante. Sou muito grata por ter tido essa oportunidade e também por toda equipe da oftalmologia do hospital, principalmente o doutor. Fernando, sensível, empático, competente e sempre prestativo. Eles fizeram a diferença nesse processo”, relata Raquel.

 “Para nós é muito gratificante saber que o conhecimento técnico dos nossos médicos e profissionais é capaz de mudar tanto uma vida. O Hospital Marieta tem vocação para a Alta Complexidade e, para nós, cada novo procedimento é a certeza de que estamos fazendo o melhor para a comunidade de Itajaí e região”, celebra a diretora geral do hospital, Irmã Simone Santana.

Posts Relacionados

Patinetes elétricos da JET contam com seguro para acidentes; saiba como funciona

Itajaí Shopping promove 1ª edição da Feira de Vinil de 2024

Contratação de lideranças do setor imobiliário marca início de nova fase da Lotisa em Santa Catarina

Águas de Penha e Rede Sustentável se unem em campanha de solidariedade

Itajaí inicia distribuição de uniformes de inverno e verão para cerca de 38 mil alunos

Praça do bairro São Paulo passa por revitalização em Navegantes

Almoço Festivo Nossa Senhora de Fátima, Comunidade São Roque Itajaí

Diário da Cidade

Feira de artesanato de Dia das Mães inicia nesta quarta-feira (08) em Itajaí

Semáforos do novo retorno de quadra da avenida Adolfo Konder serão ativados nesta quinta (09)

Nova sede do Conselho Municipal de Saúde de Itajaí é inaugurada