Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC z.Destaques

Lançado primeiro programa de Residência Médica de Brusque

Com a presença de autoridades, comunidade e imprensa, a UNIFEBE (Centro Universitário de Brusque) e o Hospital Arquidiocesano Cônsul Carlos Renaux (Hospital Azambuja) em parceria com a Prefeitura de Brusque, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, lançaram na tarde desta segunda-feira, 29 de agosto, o primeiro Programa de Residência Médica de Brusque.

O evento, realizado no Auditório do Bloco C, Campus Santa Terezinha, marcou também a posse da Comissão de Residência Médica – COREME, coordenada pelo médico dr. Charles Machado, que dará continuidade aos trabalhos. Inicialmente, o programa de pós-graduação atenderá duas especialidades: Medicina de Família e Comunidade, em parceria com a Prefeitura Municipal; e Clínica Médica, que será realizada no Hospital Arquidiocesano Cônsul Carlos Renaux, que está em obras para receber os residentes.

Para auxiliar na construção do Programa, a UNIFEBE convidou o Hospital Israelita Albert Einstein, que possui vasta experiência no assunto, com residências em diversas áreas. Inaugurado em São Paulo em 1971, o Einstein é referência em tratamentos de alta complexidade, com tecnologia de ponta e atendimento humanizado, além de expandir suas fronteiras com ações de responsabilidade social e atividades de ensino e pesquisa.

Segundo o reitor Günther Lother Pertschy o lançamento marca um momento muito importante na história da instituição.

— Estamos fazendo diferente da maioria das universidades, que começam com seus cursos de graduação, para posteriormente oferecer residência médica. Optamos em começar desta forma, pois acreditamos que esse é o caminho para a ampliação dos nossos cursos na área da saúde — afirma o reitor.

O coordenador do COREME elogiou o esforço de todos os parceiros envolvidos no projeto.

— Hoje nós estamos aqui gerando o embrião de uma faculdade de medicina. Certamente por de trás de grandes feitos há sempre grandes protagonistas. Tenham certeza, estamos fazendo uma mudança histórica na saúde e na qualidade dos serviços médicos oferecidos a todo o município e a nossa microrregião. Todos ganham, sem exceção — diz Machado.

Para o administrador do Hospital Azambuja, Fabiano Amorim, a residência médica irá contribuir ainda mais para a constante atualização nas dependências do Hospital.

— A Medicina muda muito. A cada dia surgem novos equipamentos e novos avanços, então essa residência se faz necessária, pois teremos um avanço ainda maior no atendimento ao nosso paciente, que contará com um diagnóstico mais rápido, preciso e humanizado — diz.

Para o diretor do Azambuja, Padre  Nélio Roberto Schwanke, a população brusquense deve ser a maior beneficiada pelo programa.

—Atualmente, atendemos mais de 11 mil pessoas/mês, dos municípios de Brusque e da região, realizamos 550 cirurgias, 160 partos e 950 internações. Para tanto, contamos com cerca de 500 profissionais entre colaboradores e médicos — detalha.

Durante o evento, o supervisor do programa de residência clínica médica do Hospital Albert Einstein, José Luiz Bonamigo Filho, explicou como funcionará a parceria, que de acordo com ele trata-se de um trabalho técnico.

O prefeito José Luiz Cunha parabenizou todos os envolvidos e destacou a coragem da UNIFEBE de iniciar a oferta de residência médica na cidade.

Quem também marcou presença foi o secretário de Saúde Adjunto, médico Murillo Ronald Capella, que representou o governado Raimundo Colombo na solenidade. Para ele, a residência médica é um investimento em recursos humanos.

— Aqui começa com Medicina de Família e Comunidade e Clínica Médica, mas logo terão outras e acredito que deve ser na área de pediatria — ressalta ele que é pediatra, que já coordenou o Hospital Joana Gusmão, em Florianópolis.

POSSE COREME – CONSELHO RESIDÊNCIA MÉDICA

– Dr. Charles Machado (Coordenador da COREME);

– Dr. Gustavo Gumz Correia (Vice-coordenador da COREME);

– Dr. Antônio Carlos Pucci de Oliveira (Representante do Hospital Azambuja – Conveniado);

– Sra. Alessandra Maria Maestri Staack (Secretária Executiva da COREME).

Posts Relacionados

Projeto itinerante leva música para escolas da Grande Florianópolis

Declaração de Imposto de Renda pode apoiar projetos sociais em Santa Catarina

Empreende Brazil Conference reunirá grandes nomes de empresas líderes de mercado

Concessionárias Aegea em SC investem 250 milhões em abastecimento e esgotamento sanitário

Diário da Cidade

MEIs agora têm até agosto para se cadastrar no Domicílio Eletrônico Trabalhista

Estrelas Costao premia top parceiros do Costao do Santinho Resort

A importância do sono para a aprendizagem infantil

Santa Catarina recebe curso de simulação realística sobre tecnologia não invasiva de monitoramento do risco de Hipertensão Intracraniana da brain4care

MPF/SC prestigia posse da primeira indígena na coordenação do DSEI interior sul

Queijo de Iraceminha está na lista dos melhores do mundo