Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

Secretaria de Estado da Assistência Social lembra o Dia Internacional do Idoso

A Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação, por meio do Conselho Estadual do Idoso (CEI/SC), lembra que neste sábado, 1º de outubro, é considerado o Dia Internacional do Idoso. A data marca o dia em que a lei n°10.741, o Estatuto do Idoso, entrou em vigor. O CEI/SC é vinculado à Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST).

O estatuto prevê em seus 118 artigos uma série de direitos aos maiores de 60 anos. Entre eles, estão o atendimento preferencial nos órgãos públicos e privados prestadores de serviços à população; a proibição de discriminação do idoso nos planos de saúde pela cobrança de valores diferenciados em razão da idade; descontos de 50% em atividades culturais, de lazer e esporte; gratuidade nos transportes coletivos públicos aos maiores de 65 anos, com reserva de 10% dos assentos para os idosos; reserva de 5% das vagas nos estacionamentos públicos e privados, entre outros. “É fundamental reforçar a importância da proteção a esse público e reavaliar nossa atitude com relação aos idosos. Queremos que ele seja o protagonista de suas próprias conquistas”, lembra Ediléia Schmidt, presidente do CEI/SC.

De acordo com o relatório Envelhecendo em um Brasil Mais Velho, do Banco Mundial, a população idosa no Brasil, que corresponde a 11% da população em idade ativa, será de 49% em 2050. Já o estudo do Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indicou que, em números absolutos, o país tem mais idosos do que crianças de até 4 anos. Ainda de acordo com o estudo, a população de idosos é de 656 mil pessoas em Santa Catarina. “O Governo do Estado tem se empenhado cada vez mais em prestar assistência para essa população”, lembra o secretário de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST), Geraldo Althoff.

Na assistência social, estão previstos alguns serviços de atendimento para os idosos. Entre eles, estão o fortalecimento de vínculos familiares, previsto na proteção social básica. E na média complexidade existe o Serviço de Proteção Social Especial para pessoas com deficiência, idosas e suas famílias. Os idosos também podem receber Benefício de Prestação Continuada, o chamado BPC do idoso. O benefício é assegurado para os as famílias com renda per capita inferior a um quarto do salário mínimo. É um benefício individual, não vitalício e intransferível, que assegura um salário mínimo ao idoso, com 65 anos ou mais. “A rede de assistência social é importante porque age na prevenção e fortalece a permanência dos idosos nas famílias”, completa o secretário Geraldo Althoff.

Para lembrar o Dia Internacional do Idoso, o conselho estadual promove o debate A Importância do Fundo Estadual do Idoso na Efetivação dos Direitos dos Idosos em Santa Catarina. A atividade ocorre no dia 10 de outubro, a partir das 13h30min, no auditório da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul), no campus Pedra Branca, em Palhoça.

Posts Relacionados

Projeto itinerante leva música para escolas da Grande Florianópolis

Declaração de Imposto de Renda pode apoiar projetos sociais em Santa Catarina

Empreende Brazil Conference reunirá grandes nomes de empresas líderes de mercado

Concessionárias Aegea em SC investem 250 milhões em abastecimento e esgotamento sanitário

Diário da Cidade

MEIs agora têm até agosto para se cadastrar no Domicílio Eletrônico Trabalhista

Estrelas Costao premia top parceiros do Costao do Santinho Resort

A importância do sono para a aprendizagem infantil

Santa Catarina recebe curso de simulação realística sobre tecnologia não invasiva de monitoramento do risco de Hipertensão Intracraniana da brain4care

MPF/SC prestigia posse da primeira indígena na coordenação do DSEI interior sul

Queijo de Iraceminha está na lista dos melhores do mundo