Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

Projeto pesquisou alimentos tradicionais de Balneário Camboriú

Os alimentos presentes na mesa das famílias balneocamboriuenses ao longo de cinco décadas foram catalogados por um projeto patrocinado pela Lei de Incentivo à Cultura do município (LIC). Depois de compilados, os alimentos estão sendo expostos em tendas para que sejam conhecidos e degustados por moradores e visitantes de Balneário Camboriú.

Até dezembro (confira as datas abaixo), será possível saborear as comidas típicas identificadas por meio do projeto “Tenda da Cultura Alimentar: Equipamento de Difusão Cultural”. Nesta quinta (13), nos turnos da manhã e da tarde, a tenda estará montada na Escola Estadual Francisca Alves Gevaerd, no bairro da Barra. Alunos, professores e pais poderão experimentar bolo de amendoim, bolo de fubá com erva doce, bolinho de banana, beiju, rolão na folha de bananeira, pão de aipim e outras receitas tradicionais, preparadas por comunidades visitadas pela projeto. Dois eventos semelhantes já ocorreram. A degustação é sempre gratuita.

De autoria da nutricionista Michele Golin Casagrande Colossi, o trabalho começou a ser desenvolvido em fevereiro. Até junho, Michele pesquisou a cultura alimentar tradicional do município. O objetivo da nutricionista é valorizar e divulgar a cultura alimentar de Balneário Camboriú. Nas tendas, há também material informativo com o resultado do trabalho e também um mural interativo, onde as pessoas podem expressar sentimentos e conhecimentos sobre o tema por meio de pintura, desenho e escrita.

“Tenda da Cultura Alimentar” é um projeto de política pública de cultura e atende o eixo VI do Plano Municipal de Cultura, referente à história, memória e patrimônio cultural.
Agende-se
– 13 de outubro, na Escola Estadual Francisca Alves Gevaerd
– 16 de outubro (Dia Mundial da Alimentação), na Feira da Praça do Pescador, Bairro da Barra
– 29 de outubro, na Associação dos Moradores do Estaleiro – AME
– 4 e 5 de novembro, na Feira do Livro
– 2 e 3 de dezembro, no Festival de Frutos do Mar

Posts Relacionados

Projeto itinerante leva música para escolas da Grande Florianópolis

Declaração de Imposto de Renda pode apoiar projetos sociais em Santa Catarina

Empreende Brazil Conference reunirá grandes nomes de empresas líderes de mercado

Concessionárias Aegea em SC investem 250 milhões em abastecimento e esgotamento sanitário

Diário da Cidade

MEIs agora têm até agosto para se cadastrar no Domicílio Eletrônico Trabalhista

Estrelas Costao premia top parceiros do Costao do Santinho Resort

A importância do sono para a aprendizagem infantil

Santa Catarina recebe curso de simulação realística sobre tecnologia não invasiva de monitoramento do risco de Hipertensão Intracraniana da brain4care

MPF/SC prestigia posse da primeira indígena na coordenação do DSEI interior sul

Queijo de Iraceminha está na lista dos melhores do mundo