Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

Programa de Combate à Dengue encerra palestras em escolas estaduais e particulares

O Programa Municipal de Combate à Dengue encerrou na tarde desta quarta-feira (19) o ciclo de palestras sobre assuntos pertinentes a proliferação do Aedes aegypti. Em execução desde setembro, a ação tinha por intuito conscientizar crianças e adolescentes, matriculados em escolas estaduais e particulares do município, quanto o papel deles na luta contra o mosquito transmissor de doenças como a dengue, do Zika vírus e da febre Chikungunya. O último encontro, realizado na Escola Estadual Básica Prof. Laureano Pacheco, contemplou cerca de 90 alunos, entre 14 e 17 anos de idade.

Vídeos explicativos, desenhos animados, panfletos, resposta de questionamentos, e até um agente vestido de mosquito. Com diferentes formas de aproximação, de acordo com cada faixa etária, Carla Padilha Silveira, supervisora de campo do programa, discursou a respeito do ciclo de vida do inseto, das formas de transmissões, dos depósitos que acumulam água parada, dos sintomas e das doenças causadas pelo Aedes, para cerca de mil alunos de 14 unidades de ensino.

“É preciso conscientizar as pessoas que o combate contra o mosquito não é esporádica, mas sim diária. Como dizem, as crianças são o futuro do planeta e isso é perceptível no interesse delas. As séries iniciais, com crianças de seis a dez anos de idade, foram as que o diálogo foi mais natural. Na Escola Bilíngue Semear, bem como no Colégio Unificado, a exemplo do feito em toda a rede municipal de ensino, já haviam acontecido trabalhos de orientação, impulsionados pelas unidades. Em razão disso, nas palestras, os alunos se envolviam mais, tinham mais desenvoltura com o assunto”, pontua.

Daiane Freitas, professora de Biologia da Escola Prof. Laureano Pacheco, comenta que solicitará um trabalho a respeito do comentado durante o encontro, para que “a compreensão do combate seja mais efetiva e que os alunos entendam o porquê dos cuidados”.

Mais informações com Márcio Passing ou Carla Padilha Silveira, no Programa Municipal de Combate à Dengue, pelo telefone (47) 3261-6264.

Posts Relacionados

Projeto itinerante leva música para escolas da Grande Florianópolis

Declaração de Imposto de Renda pode apoiar projetos sociais em Santa Catarina

Empreende Brazil Conference reunirá grandes nomes de empresas líderes de mercado

Concessionárias Aegea em SC investem 250 milhões em abastecimento e esgotamento sanitário

Diário da Cidade

MEIs agora têm até agosto para se cadastrar no Domicílio Eletrônico Trabalhista

Estrelas Costao premia top parceiros do Costao do Santinho Resort

A importância do sono para a aprendizagem infantil

Santa Catarina recebe curso de simulação realística sobre tecnologia não invasiva de monitoramento do risco de Hipertensão Intracraniana da brain4care

MPF/SC prestigia posse da primeira indígena na coordenação do DSEI interior sul

Queijo de Iraceminha está na lista dos melhores do mundo