Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC Notícias

Verão 2017 será com chuva abaixo da média e temperatura dentro da normalidade

Até o final da primavera e nos meses de janeiro e fevereiro a chuva estará abaixo da média climática na maior parte das regiões de Santa Catarina. O litoral catarinense terá melhor distribuição de chuva, porém o Litoral Norte pode terminar o trimestre com valores acima do esperado. Nos meses de dezembro e janeiro os volumes mensais de chuva diminuem em relação à primavera e com a La Niña podem ocorrer períodos com menos chuva, ou volumes bem abaixo do esperado. Ressalta-se que no verão, os temporais ocorrem com mais frequência, com maior chance de chuvas acompanhadas de forte atividade elétrica (raios), granizo e vento localizado.

Destaque: Eventos de chuva intensa, em curto espaço de tempo, podem ocorrer em qualquer época do ano. Por isso, ressalta-se a importância do acompanhamento diário da previsão do tempo.

Climatologia (o que se espera para época do ano):

A chuva é mais frequente a partir da segunda quinzena de dezembro, concentrando-se especialmente no período da tarde e noite, em forma de pancadas passageiras, típicas de verão. A média mensal em Dezembro e Janeiro varia de 140 a 200 mm no Estado.

Durante o trimestre, os episódios de precipitação normalmente ocorrem associados à passagem de frentes frias e influência dos Sistemas Convectivos de Mesoescala (SCM) e Complexos Convectivos de Mesoescala (CCMs) que provocam chuvas mais intensas em SC, especialmente no Oeste e Meio Oeste. E também pelo processo convectivo (trovoadas da tarde) em dezembro.

Ciclones extratropicais em dezembro são menos frequentes, intensificam o vento no litoral e deixam o mar agitado com ressaca e perigo para a navegação no litoral catarinense.

Em dezembro ocorrem períodos favoráveis à formação de nevoeiros, principalmente na madrugada associados à nebulosidade baixa causam redução de visibilidade.

Temperatura

No trimestre a temperatura estará próxima da média climática em SC. Os últimos dias de novembro e na primeira quinzena de dezembro a temperatura no período noturno continua baixa em relação ao esperado para a época do ano. Em dezembro, no Planalto Sul, algumas madrugadas ainda terão temperaturas favoráveis à formação de geada fraca nas áreas altas da região. No verão de 2017 de duas a três ondas de calor devem manter alta a temperatura diurna, por vários dias consecutivos. Massas de ar seco, nos seus primeiros dias de atuação no Sul do Brasil, favorecem maior amplitude térmica diária (diferença entre a temperatura mínima e máxima do dia), com temperatura amena na madrugada e inicio do dia e mais alta à tarde.

Temperaturada Superfície do Mar (TSM):

Em outubro anomalias negativas de TSM (Temperatura da Superfície do Mar) ampliaram a sua área de abrangência com – 0,5 a -1,0°C no Pacífico Equatorial. No mês de Novembro a TSM permanece negativa no Pacífico Central configurando o fenômeno La Niña. A anomalia negativa no Oceano Pacífico Equatorial, registrada durante a primavera no Hemisfério Sul, persiste nos próximos meses e os modelos climáticos indicam 55% de probabilidade para a persistência da La Niña no verão de 2017.

Fonte: Epagri / Ciram.

Posts Relacionados

Projeto itinerante leva música para escolas da Grande Florianópolis

Declaração de Imposto de Renda pode apoiar projetos sociais em Santa Catarina

Empreende Brazil Conference reunirá grandes nomes de empresas líderes de mercado

Concessionárias Aegea em SC investem 250 milhões em abastecimento e esgotamento sanitário

Diário da Cidade

MEIs agora têm até agosto para se cadastrar no Domicílio Eletrônico Trabalhista

Estrelas Costao premia top parceiros do Costao do Santinho Resort

A importância do sono para a aprendizagem infantil

Santa Catarina recebe curso de simulação realística sobre tecnologia não invasiva de monitoramento do risco de Hipertensão Intracraniana da brain4care

MPF/SC prestigia posse da primeira indígena na coordenação do DSEI interior sul

Queijo de Iraceminha está na lista dos melhores do mundo