Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC Notícias

Operação Veraneio terá ação contra afogamento infantil em SC

A Operação Veraneio em Santa Catarina foi lançada na quarta-feira, 14, em Florianópolis e será executada de 22 de dezembro a 6 de março em todo o litoral. O estado terá postos de guarda-vidas em pelo menos 157 praias e um projeto para prevenir o afogamento de crianças, além do lançamento de um software com informações sobre as praias.

“Este ano teremos o projeto Golfinho, destinado a crianças de 9 a 14 anos, para melhorar a percepção do risco de afogamento. Teremos também em breve um software para as pessoas escolherem a praia de acordo com a bandeira, o vento e a temporatura, o que deve melhorar o conforto dos veranistas”, afirmou o coronel do Corpo de Bombeiros Cesar Nunes.

O investimento, segundo a Secretaria de Segurança Pública, deve ser maior do que os R$ 26 milhões da temporada anterior. O aumento no custo se deve, conforme o governo, ao reforço de agentes de segurança, o que inclui o pagamento de diárias de agentes transferidos para o litoral.

“Vamos mobilizar 1,4 mil guarda-vidas civis, 68 bombeiros militares, 53 embarcações, dois helicópteros e uma vasta estrutura de comunicação. Nosso desejo é que esta temporada seja ainda melhor que a anterior”, disse o coronel.

Área de atução

Segundo o Corpo de Bombeiros, a Operação Veraneio estará presente em 157 praias, 35 balneários e 17 estâncias hidrominerais. Serão 455 quilômetros monitorados com um total de 312 postos de guarda-vidas.

“Florianópolis e Balneário Camboriú terão uma atenção especial de recursos humanos e materiais, mas não podemos esquecer que o litoral catarinense começa em Passo de Torres e termina em Itapoá”, completou Nunes.

Na temporada anterior, a operação contou com 9.165 profissionais, entre policiais militares e civis, bombeiros militares e técnicos do Instituto Geral de Perícias (IGP). Conforme o governo do estado, de dezembro de 2015 a fevereiro de 2016, ingressaram em Santa Catarina 8 milhões de turistas, entre catarinenses, estrangeiros e visitantes de outros estados do Brasil.

Cuidados

– Procure nadar em locais e horários monitorados pelos guarda-vidas.
– Procure nadar próximo ao posto guarda-vidas.
– Fique atento às bandeiras vermelhas, elas sinalizam um risco na praia, como correntes de retorno.
– Respeite as orientações dos guarda-vidas.
– Em caso de dúvidas peça orientações.
– Nunca entre no mar alcoolizado.

Posts Relacionados

Projeto itinerante leva música para escolas da Grande Florianópolis

Declaração de Imposto de Renda pode apoiar projetos sociais em Santa Catarina

Empreende Brazil Conference reunirá grandes nomes de empresas líderes de mercado

Concessionárias Aegea em SC investem 250 milhões em abastecimento e esgotamento sanitário

Diário da Cidade

MEIs agora têm até agosto para se cadastrar no Domicílio Eletrônico Trabalhista

Estrelas Costao premia top parceiros do Costao do Santinho Resort

A importância do sono para a aprendizagem infantil

Santa Catarina recebe curso de simulação realística sobre tecnologia não invasiva de monitoramento do risco de Hipertensão Intracraniana da brain4care

MPF/SC prestigia posse da primeira indígena na coordenação do DSEI interior sul

Queijo de Iraceminha está na lista dos melhores do mundo