Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

Energia Solar acessível aos catarinenses

Todos nós, em certo momento, nos preocupamos em como o mundo estará em alguns anos. Ainda haverá água potável e energia suficiente? Por quanto tempo? Perguntas que encontram respostas nas nossas ações. Como nos comportamos com o meio-ambiente é o que dita até quando teremos a possibilidade de viver bem. Por isso, precisamos mudar nossos hábitos, poluindo menos e aproveitando melhor o que a natureza nos oferece.

O Brasil, por exemplo, tem como principal fonte de energia as usinas hidrelétricas. Elas causam enorme impacto ambiental, inundam florestas e prejudicam a vida animal. E, na contramão dos avanços tecnológicos e do enorme potencial natural que dispomos, se investe pouco na energia solar. Na Alemanha, uma das maiores produtoras de energia fotovoltaica, a região mais ensolarada recebe até 40% menos radiação do que as áreas brasileiras com menos sol. Este tipo de energia é totalmente limpa, renovável e não causa danos ao ecossistema.

Por conta disto, até 2050 a energia solar deve corresponder a cerca de 11% da oferta mundial. Porém, para que esse potencial seja aproveitado também aqui algumas iniciativas são fundamentais. É necessário que as pessoas possam ter acesso facilitado a este tipo de tecnologia, tornando viável a aquisição e instalação destes equipamentos.

Energia Solar acessívelNeste sentido, Santa Catarina dá um passo importantíssimo, reforçando o pioneirismo da nossa região. Desde o final de abril é possível adquirir equipamentos e tecnologia para captação de energia solar para residências e empresas em Florianópolis. A parceria entre o Sistema Unicred e as empresas Quantum Engenharia e Settasul permite que cooperados tenham acesso à energia solar, financiando o valor total em até 84 meses, economizando na fatura de energia elétrica e protegendo o meio ambiente. Esta é a primeira vez que um crédito deste tipo é disponibilizado no Brasil.

Uma boa notícia que oferece duas grandes vantagens: reduzir gastos com a conta de energia elétrica substancialmente, além de produzir a própria energia, com a força do sol e, principalmente, sem prejudicar o meio-ambiente.

Gilberto Vieira Filho, presidente da Quantum Engenharia

Posts Relacionados

CEPE Joinville participa de Competição Regional Sul de Bocha Paralímpica em Itajaí

Pesquisa revela que apenas 33% dos entrevistados catarinenses sabem que a gripe pode aumentar o risco de infarto e derrame entre os idosos

Base Aérea de Florianópolis e Senar/SC alinham ações do Projeto Soldado-Cidadão

Urbano Alimentos participa da Festa Catarinense do Arroz em Massaranduba

Abril Azul: Encontro gratuito promove orientação sobre Autismo em Florianópolis

Networking é tema de maior evento para mulheres empreendedoras de Santa Catarina

SC preenche 221 vagas em cartórios extrajudiciais por convocação em concurso público

Setor agrícola debate futuro sustentável na região sul do Brasil em maio

FIESC da regional de Brusque incentiva participação de empresas no concurso i9 Defense

60% das mulheres catarinenses preferem investimentos conservadores