Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

Camboriú recebe ações do Janeiro Branco

Na terça-feira, dia 24, uma equipe do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Camboriú fará uma ação com a comunidade para divulgar a campanha nacional Janeiro Branco. Com o objetivo de aumentar a conscientização sobre a importância da saúde mental e a felicidade na vida cotidiana, a ação acontece no centro da cidade, com início às 14h. Os profissionais farão a entrega de material informativo e darão orientações sobre o assunto.

A coordenadora do CAPS, Thalita Berlinck, explica que essas ações do Janeiro Branco já acontecem com os pacientes atendidos no local, mas ressalta a importância de difundir as orientações também entre a comunidade. “Essa atividade no centro de Camboriú tem como objetivo levar para a comunidade a conscientização e importância deste cuidado com a saúde mental, além da física”, diz ainda.

O CAPS de Camboriú fica localizado na Rua Lauro Muller, nº 250, com horário de atendimento das 7h às 18h. A coordenadora conta que a unidade é local de referência e tratamento para pessoas que sofrem com transtornos mentais, psicoses, neuroses graves e persistentes e demais quadros que justifiquem sua permanência num dispositivo de atenção diária, personalizado e promotor da vida. O CAPS realiza atendimentos individuais, em grupo e com familiares.

Palestras em comunidade terapêutica

O Centro Especializado em Reabilitação de Toxicômanos e Alcoolistas (Certa) de Camboriú também aderiu à campanha do Janeiro Branco. A psicóloga Maria Conceição Borba, conhecida como Sula, tem realizado durante o mês diversas ações para promover a reflexão sobre saúde mental e emocional com os internos, nas dependências instituição, que é conveniada com o Município, e da Policlínica Municipal de Camboriú.

Sula explica que o Janeiro Branco é uma campanha idealizada por psicólogos em Minas Gerais, que se propagou para todo o Brasil com a finalidade de enfatizar a importância da saúde mental no indivíduo e na sociedade. “Essa é a primeira edição da campanha na cidade, a qual tem como objetivo trabalhar as ações em vários órgãos, como as empresas, prefeitura, grupo de mulheres, jovens e comunidades terapêuticas”.

O diretor do Certa, Luciano Martins, esclarece que o Janeiro Branco foi inspirado na campanha Outubro Rosa e que o mês foi escolhido por simbolizar um momento de expectativas e realizações. “A nossa equipe de psicólogos está realizando um ciclo de palestras e debates sobre sentimentos e emoções, durante todo o mês, para mobilizar a sociedade em prol da importância da saúde mental, rompendo estigmas em relação à busca por profissionais e por uma vida tranquila e saudável”, completa.

Posts Relacionados

Sebrae/SC alerta a população sobre golpes virtuais aplicados sobre MEIs

Conheça histórias de sucesso de mães empreendedoras em Florianópolis

Obra no canal do Rio Águas Vermelhas pretende amenizar enchentes em Joinville

Oporto, em Porto Belo, é ponto de coleta de doações para vítimas das enchentes no RS

Projeto itinerante leva música para escolas da Grande Florianópolis

Declaração de Imposto de Renda pode apoiar projetos sociais em Santa Catarina

Empreende Brazil Conference reunirá grandes nomes de empresas líderes de mercado

Concessionárias Aegea em SC investem 250 milhões em abastecimento e esgotamento sanitário

Diário da Cidade

MEIs agora têm até agosto para se cadastrar no Domicílio Eletrônico Trabalhista

Estrelas Costao premia top parceiros do Costao do Santinho Resort