Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC Notícias

Plantas medicinais são distribuídas pelo Parque Raimundo Malta

Com o intuito de garantir a saúde e o bem-estar da população, Balneário Camboriú possui o Departamento de Fitoterapia, que realiza a distribuição gratuita de chás medicinais à comunidade através do Programa Plantas que Curam. Localizado no Parque Raimundo Malta, o departamento administrado pela Secretaria do Meio Ambiente (SEMAM), abriga 100 canteiros em que são cultivadas cerca de 50 espécies de plantas.

Durante o plantio, não é utilizado qualquer tipo de agrotóxico. Para o combate de pragas, meios orgânicos são aplicados, como por exemplo, fumo de corda. Todas as plantas, após a colheita, são encaminhadas ao laboratório. Durante essa etapa é feita a lavação e secagem, para depois serem separadas para uso público.

Segundo a farmacêutica Elaine Nunes Correia, a utilização de plantas para fins medicinais resgata a cultura popular e traz economia aos cidadãos. “Por conter dezenas de princípios ativos em suas composições, são inúmeros os benefícios que estes chás trazem à saúde dos seres humanos. São plantas seguras, livres de agrotóxicos e com benefício comprovado cientificamente. Além disso, gera economia aos cidadãos pela gratuidade de nosso serviço”. Elaine ainda ressalta que, para saber quais plantas são ideais em cada caso, é importante a prescrição médica.

Entre as espécies cultivadas estão Alcachofra, Alfavaca, Anis, Amora Branca, Cavalinha, Capim Cidreira, Cidrão, Erva Baleeira, Espinheira Santa, Eucalipto, Fel de Índio, Guaçatonga, Guaco, Hortelã, Insulina Vegetal, Jambolão, Macela, Manjericão, Menta, Pariparoba, Pata de Vaca, Penicilina, Poejo, Sabugueiro, Sálvia-Limão, Umbaúba, entre outras.

Os munícipes que desejam retirar os saquinhos de chá, devem se dirigir ao Parque Raimundo Malta nas segundas, quartas e sextas-feiras, das 13h às 17h. O parque é situado no fim da Rua Angelina, no Bairro dos Municípios. Para mais informações sobre as condições de retirada, entrar em contato com a SEMAM no telefone (47) 3363-7145.

____________________
Informações Adicionais:

Secretaria do Meio Ambiente (SEMAM)
www.semambc.sc.gov.br
(47) 3363-7145

Posts Relacionados

Projeto itinerante leva música para escolas da Grande Florianópolis

Declaração de Imposto de Renda pode apoiar projetos sociais em Santa Catarina

Empreende Brazil Conference reunirá grandes nomes de empresas líderes de mercado

Concessionárias Aegea em SC investem 250 milhões em abastecimento e esgotamento sanitário

Diário da Cidade

MEIs agora têm até agosto para se cadastrar no Domicílio Eletrônico Trabalhista

Estrelas Costao premia top parceiros do Costao do Santinho Resort

A importância do sono para a aprendizagem infantil

Santa Catarina recebe curso de simulação realística sobre tecnologia não invasiva de monitoramento do risco de Hipertensão Intracraniana da brain4care

MPF/SC prestigia posse da primeira indígena na coordenação do DSEI interior sul

Queijo de Iraceminha está na lista dos melhores do mundo