Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC Notícias

Profissionais do município de Itajaí recebem capacitação para aplicação de medicamento em bebês prematuros

Palivizumabe é um fármaco utilizado na prevenção de doenças do trato respiratório inferior, em pacientes pediátricos com alto risco

O Município de Itajaí promoveu, nesta quinta-feira (6), capacitação para enfermeiros, técnicos de enfermagem, acadêmicos e profissionais da Secretaria de Saúde de Itajaí, Hospital Pequeno Anjo e Gerência Regional de Saúde, para aplicação do medicamento Palivizumabe em bebês prematuros de até 29 semanas, broncodisplásicos ou cardiopatas. O remédio de alto custo é fornecido apenas pelo governo federal e ajuda a prevenir bronquiolites, pneumonias e outras doenças respiratórias de forma segura e eficaz.

O objetivo foi oferecer uma capacitação técnica e atualização científica sobre o medicamento, bem como orientações sobre a aplicação do produto para os enfermeiros e técnicos de enfermagem. Destinado a prevenção, o Palivizumabe é prescrito pelo médico responsável e tem a função de neutralizar o Vírus Sincicial Respiratório (VSR). A medida ajuda a prevenir as doenças do trato respiratório inferior em crianças prematuras com imunidade baixa ou em crianças cardiopatas. É destinado também a portadores de cardiopatia congênita menores de 2 anos.

A campanha do Palivizumabe ocorre de abril a agosto de cada ano. O início será na próxima terça-feira (11), no Centro de Referência da Saúde Criança e da Mulher (Crescem). A unidade vai receber crianças de Itajaí e da região, conforme recomendação do médico prescritor. “Essa capacitação técnica é muito importante para atualizar os enfermeiros e técnicos sobre a correta aplicação desse medicamento. Também definimos fluxos e protocolos para administração do remédio, que é feito com um olhar multidisciplinar, e ajuda a reduzir o número de hospitalizações em pacientes pediátricos de alto risco”, explica a coordenadora do Centro de Práticas Integrativas e Complementares (CEPICS), Leslie Kobarg Cercal Patrianora.

_____________________________
Informações adicionais:
Secretaria de Saúde de Itajaí
(47) 3249-5500

Posts Relacionados

Networking é tema de maior evento para mulheres empreendedoras de Santa Catarina

SC preenche 221 vagas em cartórios extrajudiciais por convocação em concurso público

Setor agrícola debate futuro sustentável na região sul do Brasil em maio

FIESC da regional de Brusque incentiva participação de empresas no concurso i9 Defense

60% das mulheres catarinenses preferem investimentos conservadores

Carnaval de Florianópolis é tema de exposição inédita no Museu Histórico de SC

O4B se une à Minder para promover GTM Connection 2024. Catarinenses têm desconto especial

Ciser, Hub #Colmeia e Sebrae Startups lançam terceira edição de programa de aceleração de startups, o Desafix 3.0

Garopaba(SC) dará a largada do Circuito de base do surf catarinense desta temporada

Entrega da Etapa Estadual do 12º Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora marcada para 29 de abril