Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC Notícias

Alunos de CEI participam de projeto ambiental em Itajaí

As crianças recebem orientação da maneira correta de descartar óleo de cozinha utilizado

O Centro de Educação Infantil (CEI) Cândida Vargas, no bairro Cabeçudas, está desenvolvendo com a comunidade escolar o projeto: “Óleo vegetal, uma gota já faz mal”. O objetivo é informar e sensibilizar a comunidade em relação ao descarte correto do óleo de cozinha já utilizado, bem como o reaproveitamento deste produto de forma correta.

“Este projeto é uma proposta da Secretaria Municipal de Educação que visa contribuir com a preservação do meio ambiente, evitando a contaminação do solo e de mananciais hídricos”, explica a diretora da escola, Kátia Veiga Venâncio, acrescentando que um litro de óleo pode contaminar até 1 milhão de litros de água potável. “A proposta do projeto é se estamos fazendo a nossa parte. Se fazemos o descarte adequado e se estamos contribuindo com o meio ambiente”, questiona a diretora.

A professora Renata Barbosa da Silveira ficou incumbida de divulgar o projeto para os alunos e identificar a unidade de ensino como ponto de coleta de óleo, propondo diferentes ações que envolveram todas as turmas como: distribuição de panfletos informativos para a comunidade, palestras sobre os malefícios do óleo vegetal, envolvimento das famílias na coleta de óleo, produção de cartazes informativos, parcerias com empresas, contação de histórias com fantoches e figuras ilustrativas entre outras ações, que ainda estão acontecendo e que terá mais propostas durante este ano.

Cristiane Regina Bernardi Schaeffer, mãe do aluno Bruno que está na pré-escola, ressalta a importância de trabalhar com questões ambientais desde a educação infantil, “o intuito é formar cidadãos comprometidos e conscientes com o futuro do nosso planeta”, comenta.

“Com este projeto, conclui-se que a Educação Ambiental pode ser desenvolvida na Educação Infantil, pois as crianças estão sempre dispostas a novos conhecimentos, informações e reflexões sobre os assuntos ligados a Educação Ambiental”, concluiu Kátia Veiga Venâncio.

 

_____________________

Informações adicionais:
Secretaria Municipal de Educação
(47) 3249-3300

Posts Relacionados

Projeto itinerante leva música para escolas da Grande Florianópolis

Declaração de Imposto de Renda pode apoiar projetos sociais em Santa Catarina

Empreende Brazil Conference reunirá grandes nomes de empresas líderes de mercado

Concessionárias Aegea em SC investem 250 milhões em abastecimento e esgotamento sanitário

Diário da Cidade

MEIs agora têm até agosto para se cadastrar no Domicílio Eletrônico Trabalhista

Estrelas Costao premia top parceiros do Costao do Santinho Resort

A importância do sono para a aprendizagem infantil

Santa Catarina recebe curso de simulação realística sobre tecnologia não invasiva de monitoramento do risco de Hipertensão Intracraniana da brain4care

MPF/SC prestigia posse da primeira indígena na coordenação do DSEI interior sul

Queijo de Iraceminha está na lista dos melhores do mundo