Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC Notícias

Escolas particulares de Curitibanos garantem inclusão de alunos com deficiência

Escolas atendem à recomendação do MPSC e aceitam alunos com deficiência sem cobrança de taxas adicionais.

Quatro escolas particulares do Município de Curitibanos garantiram o atendimento de alunos com deficiência sem a cobrança de taxas adicionais de matrícula. O atendimento nestes termos foi recomendado pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) e acatado pelas instituições de ensino.

Na recomendação, encaminhada em 2016, a 1ª Promotoria de Justiça da Comarca de Curitibanos, com atribuição na área da infância e juventude, explicou que uma série de leis garantem o acesso à educação dos alunos com deficiência em simetria com os demais alunos. Entre as leis, citou a Constituição Federal, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, o Estatuto da Criança e do Adolescente e a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, entre outras.

Lembrou, ainda, que as instituições privadas de ensino submetem-se às normas gerais da educação nacional e, portanto, devem matricular no ensino regular todos os estudantes, independentemente da condição de deficiência física, sensorial ou intelectual, além de ofertar o atendimento educacional especializado, promovendo a sua inclusão escolar.

Acrescentou o Ministério Público que não existe respaldo jurídico na legislação a inserção de qualquer cláusula contratual que exima as instituições privadas de ensino, de qualquer nível das despesas com a oferta dos recursos e serviços de apoio da educação especial, sendo que estas despesas devem integrar a planilha de custos da escola e socializado com todos os educandos.

Por fim, alertou que a legislação prevê que a discriminação do aluno em razão de sua deficiência – seja recusa da matrícula, cobrança de valores adicionais, ou por outras formas – é crime punível com reclusão de dois a cinco anos e multa de três a 20 salários mínimos.

Assim, o Ministério Público recomendou às escolas a realização da matrícula dos alunos com deficiência sem a cobrança de taxas adicionais; realizasse as adequações necessárias – estruturais, capacitação profissional, etc – para a prestação do serviço; e afixasse cartazes com os dizeres “Esta instituição de ensino não efetua a cobrança de taxas adicionais de matrícula para pessoas com deficiência. A oferta do atendimento educacional especializado integra a planilha de custos da própria entidade, nos termos da legislação pertinente”.

Ainda em 2016, duas das escolas – SENAC e Colégio Professor Juscelino Kubitschek de Oliveira – cumpriram integralmente a recomendação. No entanto, apesar de declararem aceitar alunos com deficiência sem a cobrança de qualquer taxa adicional, as outras duas escolas – Colégio Maria Imaculada e Centro de Educação Santa Teresinha – não afixaram os cartazes.

As duas escolas que cumpriram a Recomendação apenas parcialmente foram, então, notificadas pelo Ministério Público, sendo informadas de que a negativa poderia resultar no ajuizamento de ação civil pública. As escolas regularizaram a situação, conforme atestado por vistoria realizada no mês de abril.

Coordenadoria de Comunicação Social do MPSC

Posts Relacionados

MEIs agora têm até agosto para se cadastrar no Domicílio Eletrônico Trabalhista

Estrelas Costao premia top parceiros do Costao do Santinho Resort

A importância do sono para a aprendizagem infantil

Santa Catarina recebe curso de simulação realística sobre tecnologia não invasiva de monitoramento do risco de Hipertensão Intracraniana da brain4care

MPF/SC prestigia posse da primeira indígena na coordenação do DSEI interior sul

Queijo de Iraceminha está na lista dos melhores do mundo

Concessionárias Aegea em SC investem 250 mi em abastecimento e esgotamento sanitário

Alunos do SENAI se formam no curso de Costura Básica Industrial em Brusque

Treinamento Cultivo Protegido de Hortaliças promove a inclusão na APAE de Bom Retiro

Inscrições para campeonato global de robótica em Blumenau estão abertas; saiba como participar