Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

Profissionais são capacitados para gestão de água na produção de suínos

A falta de gestão da água utilizada na produção de suínos é identificada como um dos principais problemas da cadeia produtiva. O gasto é maior do que o realmente necessário e o uso incorreto impacta negativamente agravando problemas ambientais. Preocupados em capacitar os produtores rurais para uma gestão adequada da água, a Cooperativa Central Aurora Alimentos proporcionou a 110 profissionais que atuam na cadeia de suínos a Capacitação sobre Gestão da Água na Suinocultura.

“A nossa intenção é levar para o campo iniciativas que resultem em melhores práticas ambientais reduzindo custos e promovendo o desenvolvimento sustentável das propriedades”, observou o diretor de agropecuária da Aurora Alimentos, Marcos Antônio Zordan.

O treinamento, que ocorreu nessa semana em Chapecó e Joaçaba, foi promovido em parceria com o Sindicato da Indústria de Carnes e Derivados no Estado de Santa Catarina (Sindicarne), a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Participaram profissionais da Aurora Alimentos e das cooperativas filiadas: Alfa, Auriverde, A1, Copérdia, Coolacer, Caslo, Coopervil, Camisc, Copercampos, Cooasgo e Itaipu.

O assessor de suinocultura da Aurora Alimentos Sandro Luiz Treméa, destacou que se o consumo de água na produção de suínos não ocorre de maneira adequada os produtores necessitam aumentar a estrutura das esterqueiras e dos sistemas de tratamentos de dejetos, comprometendo a qualidade dos mesmos e elevando os custos com estrutura e distribuição.

Os palestrantes Paulo Armando de Oliveira, da Embrapa Suínos e Aves e Jorge Tavares, do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental (PPGEA) da UFSC, abordaram a importância da gestão da água na produção de suínos, captação e disponibilização de água para os animais com armazenamento, tratamento e qualidade, além de padrões de instalação e distribuição.

Também foi explanado sobre o consumo de água pelos animais nas diferentes fases fisiológicas e explicada a importância da instalação e manejo dos bebedouros na gestão da água. Outros usos da água na suinocultura, custo da água na produção, gestão da água versus manejo dos dejetos e impacto econômico na produção de fertilizante orgânico também foram esclarecidos.

Os profissionais capacitados receberam a cartilha de gestão da água na produção de suínos, desenvolvida com a participação da Embrapa, UFSC e empresas associadas ao Sindicarne.

CONTEXTO

A produção integrada do sistema Aurora Alimentos e suas cooperativas filiadas envolve, na cadeia de suínos, 3.444 produtores cooperados, 199 mil matrizes e um plantel permanente de 1 milhão e 800 mil animais no campo.

Posts Relacionados

Concessionárias Aegea em SC investem 250 milhões em abastecimento e esgotamento sanitário

Diário da Cidade

MEIs agora têm até agosto para se cadastrar no Domicílio Eletrônico Trabalhista

Estrelas Costao premia top parceiros do Costao do Santinho Resort

A importância do sono para a aprendizagem infantil

Santa Catarina recebe curso de simulação realística sobre tecnologia não invasiva de monitoramento do risco de Hipertensão Intracraniana da brain4care

MPF/SC prestigia posse da primeira indígena na coordenação do DSEI interior sul

Queijo de Iraceminha está na lista dos melhores do mundo

Concessionárias Aegea em SC investem 250 mi em abastecimento e esgotamento sanitário

Alunos do SENAI se formam no curso de Costura Básica Industrial em Brusque

Treinamento Cultivo Protegido de Hortaliças promove a inclusão na APAE de Bom Retiro