Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC Notícias

Bripam e associações de municípios discutem estratégias para potencializar o desenvolvimento da região fronteiriça

Trabalhar questões que potencializem o desenvolvimento econômico da faixa de fronteira. Esse foi o objetivo de um encontro entre prefeitos e representantes das associações de municípios do grande oeste catarinense, do Sebrae/SC e do Bloco de Intendentes, Prefeitos e Alcaldes do Mercosul (Bripam).

A reunião ocorreu na sede da Associação dos Municípios do Oeste (Amosc), em Chapecó, e marcou uma nova etapa de relacionamento da região com a instância de governança pública dos outros países do MERCOSUL (Paraguai, Argentina e Uruguai). Os encaminhamentos resultaram na associação formal das organizações catarinenses com a plataforma do Bripam, com a formação de um grupo de trabalho, e o próximo passo é um evento de cunho internacional agendado para setembro na Província de Itapúa, no Paraguai.

Esse esforço, segundo o coordenador regional oeste do Sebrae/SC, Enio Albérto Parmeggiani, está relacionado com a sintonização de interesses no desenvolvimento dos municípios, seja na linha tecnológica, social, econômica e na complementaridade das cadeias produtivas, especialmente do agronegócio. A área de turismo também começa mostrar grau de importância por conta dos atrativos e das oportunidades que a região tem para fortalecer o segmento.

No encontro, o secretário executivo Ramón Ortellado apresentou a organização e as ações realizadas para articulação da conexão Paraguai, Argentina e Brasil. Entre as prioridades destacou a intenção de viabilizar um caminho alternativo para a vinda de grãos que abastecem a agroindústria catarinense. Atualmente, o transporte é feito principalmente via Foz do Iguaçu. “O desenvolvimento da rota do milho é um trabalho que vem sendo desenvolvido em convênio entre Paraguai, Argentina e Brasil para atender as necessidades dos empresários e cooperativas do agronegócio. Com a concretização dessa iniciativa, será possível trazer o grão do Paraguai e da Argentina por Dionísio Cerqueira e Bernardo Irigoyen, visando encurtar distância”, explicou. 

A presidente da Amosc e prefeita de Arvoredo, Janete Bianchin, avaliou a reunião como positiva, já que representou uma forma de integração não somente com o grande oeste, mas entre os Países que compõem o Bripam. “O encontro oportunizou a formação de um grupo de trabalho, o que representou um passo importante pela necessidade de juntos resolvermos questões que batem à porta dos prefeitos. Além dos aspectos que envolvem o transporte do milho, temos o turismo para desenvolver, entre outras questões econômicas”.

Para Parmeggiani, a iniciativa representa uma nova estratégia de relacionamento, não somente intramunicípios via associação, mas entre associações de municípios do território catarinense com a plataforma internacional do  MERCOSUL.  O Bripam tem relação estreita com os prefeitos, intendentes e alcaides dos Países e também atua de forma legitima em defesa e promoção e articulação dos interesses de municípios.

BRIPAM

Caracterizado como um órgão que reúne os prefeitos e governadores do Mercosul, o Bripam conta com mais de 600 prefeitos da Argentina, Paraguai, Brasil e Uruguai, que formam um bloco de integração para trabalhar em prol do crescimento da região fronteiriça. Seu objetivo fundamental é fazer a intermediação, eliminando as fronteiras políticas para facilitar o crescimento da região.

Posts Relacionados

Projeto itinerante leva música para escolas da Grande Florianópolis

Declaração de Imposto de Renda pode apoiar projetos sociais em Santa Catarina

Empreende Brazil Conference reunirá grandes nomes de empresas líderes de mercado

Concessionárias Aegea em SC investem 250 milhões em abastecimento e esgotamento sanitário

Diário da Cidade

MEIs agora têm até agosto para se cadastrar no Domicílio Eletrônico Trabalhista

Estrelas Costao premia top parceiros do Costao do Santinho Resort

A importância do sono para a aprendizagem infantil

Santa Catarina recebe curso de simulação realística sobre tecnologia não invasiva de monitoramento do risco de Hipertensão Intracraniana da brain4care

MPF/SC prestigia posse da primeira indígena na coordenação do DSEI interior sul

Queijo de Iraceminha está na lista dos melhores do mundo