Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC Notícias

Brusque ganhará da Alemanha estações para carregar bicicletas e carros elétricos

Brusque ganhará da Alemanha estações para carregar bicicletas e carros elétricos

Equipamentos parecidos com postes são capazes de coletar informações sobre clima. Cidade é a única das Américas escolhidas para o projeto.

Até o final do ano, Brusque, no Vale do Itajaí, vai receber três estações inteligentes da Alemanha como um estímulo para o desenvolvimento sustentável. Os equipamentos, parecidos com postes, são capazes de coletar informações sobre o clima, por exemplo. Brusque será a única cidade das Américas a ter essas estações inteligentes, como mostrou a RBS TV.

A Alemanha vai pagar pelo projeto. Nas estações, será possível carregar bicicletas e carros elétricos. Além disso, o equipamento é capaz de coletar informações sobre o controle de tráfego, temperatura e umidade do ar, que serão analisados por uma universidade parceira.

“Todos os projetos que a gente pensa aqui têm que beneficiar a comunidade. Então nós, participando desse projeto, estamos ajudando com as pesquisas desse projeto e também vamos ter resultados diretos para a nossa comunidade acadêmica interna e externa. Nós, além da implantação desses projetos, vamos chamar a comunidade, vamos convidar as pessoas para que venham aqui entender do que se tratam esses temas”, disse a assessora de relações internacionais da Centro Universitário de Brusque (Unifebe), Ana Paula Bonatelli.

Investimento
Brusque é uma das 50 cidades escolhidas pelo governo alemão para a parceria. Eles querem investir em projetos focados no clima. A cidade terá até três anos para usar quase R$ 1 milhão em ações para o desenvolvimento urbano sustentável.

A contrapartida da prefeitura será de até 10%, que podem ser investidos com a limpeza dos locais e a capacitação dos servidores. As três estações inteligentes virão prontas da Alemanha.

Iluminação por LED
O projeto ainda prevê a troca da iluminação pública por LED. Por enquanto, as novas lâmpadas serão instaladas só em alguns pontos, como praças, mas a ideia é que em 2018 elas estejam iluminando parte das ruas da cidade.

“Isso já dá uma eficiência de 70%, ou seja, já reduz o consumo em 70%. Mas também a gente vai ter um monitoramento, ou seja, uma instalação que vai controlar essas iluminações. Isso pode reduzir ainda mais 15%. Vai aumentar e diminuir a intensidade da iluminação conforme o uso. Então, se tiver pessoas ou carros passando, aumenta-se a intensidade. Quando não tem, diminui-se”, explicou o superintendente da Fundação Municipal do Meio Ambiente (Fundema), Cristiano Olinger.

De acordo com o superintendente da Fundema, a ação faz parte do projeto “50 parcerias para o clima”, do governo alemão. Foram escolhidos 50 municípios na África, América Latina e Ásia para receber a iniciativa. Cada distrito da Alemanha pôde optar por uma cidade.

Segundo o superintendente, desde 2011 Brusque possui um acordo de irmandade com o distrito de Karlsruhe, o que permitiu o intercâmbio de estudantes entre esses dois locais. Karlsruhe escolheu o município do Vale do Itajaí no projeto.

 

Posts Relacionados

Projeto itinerante leva música para escolas da Grande Florianópolis

Declaração de Imposto de Renda pode apoiar projetos sociais em Santa Catarina

Empreende Brazil Conference reunirá grandes nomes de empresas líderes de mercado

Concessionárias Aegea em SC investem 250 milhões em abastecimento e esgotamento sanitário

Diário da Cidade

MEIs agora têm até agosto para se cadastrar no Domicílio Eletrônico Trabalhista

Estrelas Costao premia top parceiros do Costao do Santinho Resort

A importância do sono para a aprendizagem infantil

Santa Catarina recebe curso de simulação realística sobre tecnologia não invasiva de monitoramento do risco de Hipertensão Intracraniana da brain4care

MPF/SC prestigia posse da primeira indígena na coordenação do DSEI interior sul

Queijo de Iraceminha está na lista dos melhores do mundo