Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC Notícias

Colégio Visão incentiva o uso de sabão caseiro na campanha “Reciclar é nossa missão”

Colégio Visão incentiva o uso de sabão caseiro na campanha “Reciclar é nossa missão”

O Colégio Visão Camboriú desde o início de suas atividades se esforça para passar aos seus alunos valores pautados pela preservação do meio ambiente. Neste ano, a instituição arrecadou em sua Gincana Julina mais de 40 litros de óleo de cozinha usado, e decidiu que era o momento de falar sobre a reutilização deste produto.

 

Os litros arrecadados foram enviados para uma empresa especializada que produziu sabões líquidos e em pedra que foram posteriormente distribuídos entre as crianças. Claro, que o incentivo não parou por aí e todos os alunos, dos primeiros anos até o Ensino Médio aprenderam a importância de evitar o contato do óleo de cozinha com o solo.

 

Segundo estudos, o óleo de cozinha é uma das principais formas de poluição das águas. Ao ser despejado na pia ou no vaso sanitário, o óleo usado passa pelos canos da rede de esgoto e fica retido em forma de gordura. Isso é ruim, porque atrai pragas que podem causar várias doenças.

 

Além disso, como o óleo é menos denso que a água, ele fica na superfície dos rios e lagos, impedindo a entrada de luz e oxigênio. Isso causa a morte de várias espécies aquáticas, como o fitoplâncton (algas microscópicas que vivem em rios e mares e que produzem oxigênio) que depende da luz para desenvolver-se e sobreviver. Isso pode trazer consequências sérias, pois o fitoplâncton está na base da cadeia alimentar dos ecossistemas aquáticos, servindo de alimento para organismos maiores que também poderão morrer. Além disso, acredita-se que eles produzam cerca de 98% do oxigênio da atmosfera terrestre.

 

“Queremos mostrar para os nossos alunos que nós podemos fazer sim a diferença. Essa atitude parece pequena, mas causa um grande impacto positivo em nosso planeta”, explicou a diretora educacional. Raquel Lazzarotto Linhares.

Posts Relacionados

CEPE Joinville participa de Competição Regional Sul de Bocha Paralímpica em Itajaí

Pesquisa revela que apenas 33% dos entrevistados catarinenses sabem que a gripe pode aumentar o risco de infarto e derrame entre os idosos

Base Aérea de Florianópolis e Senar/SC alinham ações do Projeto Soldado-Cidadão

Urbano Alimentos participa da Festa Catarinense do Arroz em Massaranduba

Abril Azul: Encontro gratuito promove orientação sobre Autismo em Florianópolis

Networking é tema de maior evento para mulheres empreendedoras de Santa Catarina

SC preenche 221 vagas em cartórios extrajudiciais por convocação em concurso público

Setor agrícola debate futuro sustentável na região sul do Brasil em maio

FIESC da regional de Brusque incentiva participação de empresas no concurso i9 Defense

60% das mulheres catarinenses preferem investimentos conservadores